Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4710
Tipo: Monografia
Título: Concepções de álgebra de professores na educação básica: da interpretação ao ensino
Autor(es): Mohr, Larissa Cassol
Primeiro Orientador: Binotto, Rosane Rossato
Primeiro membro da banca: Menoncini, Lucia
Segundo membro da banca: Borges, Pedro Augusto Pereira
Resumo: O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa que visa refletir acerca das concepções de professores da Educação Básica sobre a álgebra, a educação algébrica e o pensamento algébrico. O foco da investigação centra-se no professor, considerando que o mesmo tem grande interferência no processo de ensino e aprendizagem da álgebra. Assim, a pesquisa se dá através de um estudo de casos, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a professores atuantes no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas, localizadas no município de Chapecó e seu entorno. Por meio deste questionário busca-se averiguar como estes professores definem, compreendem e atribuem significado para a álgebra, a educação algébrica e o pensamento algébrico e então identificar como a álgebra é ensinada, incluindo métodos e estratégias para o seu ensino. O estudo está ancorado em diversas concepções, envolvendo a álgebra, presentes na literatura, as quais serviram como base para a elaboração das categorias textuais de análise qualitativa dos dados. Nota-se que as concepções dos professores acerca da álgebra, da educação e do pensamento algébrico são diversas e, de maneira geral, vão ao encontro do que se apresenta na literatura, com destaque para a perspectiva da resolução de problemas e da habilidade de generalizar situações. A busca constante por especialização reflete-se nas respostas dos professores, que atribuem a devida importância à álgebra, impulsionando-os então a aderir métodos e estratégias de ensino atuais, capazes de proporcionar uma aprendizagem significativa ao aluno e, acima de tudo, desenvolver o pensamento algébrico no mesmo.
Abstract/Resumen: The present work concerns a research that aims to reflect on the conceptions of Basic Education teachers about algebra, algebraic education and algebraic thinking. The focus of the investigation is centered on the teacher, considering that he has great interference in the teaching and learning process of algebra. Thus, the research takes place through a case study, having as a data collection instrument a questionnaire applied to teachers working in Elementary and High School in public and private schools, located in the Chapecó city and its surroundings. Through this questionnaire we seek to find out how these teachers define, understand and attribute meaning to algebra, algebraic education and algebraic thinking and then identify how algebra is taught, including methods and strategies for its teaching. The study is anchored in several conceptions about algebra, present in the literature, which served as a basis for the elaboration of textual categories for qualitative data analysis. It is noted that the conceptions of teachers about algebra, education and algebraic thinking are diverse and, in general, they are in line with what is presented in the literature, with emphasis on the perspective of problem solving and the ability to generalize situations. The constant search for specialization is reflected in the responses of the teachers, who attach due importance to algebra, prompting them to adhere to current teaching methods and strategies, capable of providing meaningful learning to the student and, above all, developing the algebraic thinking in him
Palavras-chave: Educação
Ensino e aprendizagem
Álgebra
Ensino fundamental
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4710
Data do documento: 15-Out-2021
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOHR.pdf640,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.