Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4717
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Conhecimentos gramaticais nas aulas de língua portuguesa: um olhar para concepções docentes
Autor(es): Kowalski, Andrea
Primeiro Orientador: Cavalheiro, Aline Cassol Daga
Resumo: Esta pesquisa tem como tema central concepções docentes no que se refere ao trabalho com conhecimentos gramaticais nas aulas de língua portuguesa. Nesse sentido, tomamos a seguinte questão: Como professores de Língua Portuguesa, atuantes na rede estadual de ensino no município de Realeza-PR, compreendem o trabalho com conhecimentos gramaticais em sala de aula? O aporte teórico baseia-se em Antunes (2007; 2014), Mendonça (2006), PCN (2000), Geraldi (1984), entre outros. Com base em uma abordagem qualitativa, o estudo envolveu quatro participantes de pesquisa. Os dados foram gerados por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual foi realizada de forma individual com cada participante e gravada em áudio. Os resultados da análise indicam que as concepções docentes ainda estão muito pautadas na gramática normativa, sendo que o trabalho com conhecimentos gramaticais ocupa grande parte do espaço das aulas. Essa forma de conceber o trabalho com conhecimentos gramaticais nas aulas de Língua Portuguesa está atrelada à formação inicial dessas docentes e à falta de formações continuadas que explorem essa questão. Sobre a compreensão acerca da prática de Análise Linguística (AL), observamos traços, ainda iniciais, de uma noção que abarque seu real significado.
Abstract/Resumen: Esta investigación tiene como temática principal conceptos de los docentes en relación al trabajo con conocimientos gramaticales en clases de lengua portuguesa. Así, consentimos a la siguiente cuestión: ¿Cómo profesores de la Lengua Portuguesa, activos en la rede estatal de la enseñanza en el distrito municipal de Realeza-PR, comprenden el trabajo con conocimientos gramaticales en el aula? La contribución teórica se basa en Antunes (2007; 2014), Mendonça (2006), PCN (2000), Geraldi (1984), entre otros. Con la base en un enfoque cualitativo, el estudio involucró cuatro participantes de investigación. Los datos fueron generados por medio de una entrevista semiestructurada, la cual se realizó de forma individual con cada participante y grabada en audio. Los resultados del análisis indican que las concepciones docentes aún están muy pautadas en la gramática normativa, siendo que el trabajo con conocimientos gramaticales ocupa la mayor parte del espacio de las clases. Esa forma de concebir el trabajo con conocimientos gramaticales en clases de Lengua Portuguesa está relacionada a la formación inicial de estas docentes y a la falta de formaciones continuadas que trabajen esta cuestión. Sobre a la comprensión de la práctica de Análisis Lingüística (AL), observamos rasgos, aún iniciales, de una noción que abarque su verdadero significado.
Palavras-chave: Ensino
Língua portuguesa
Gramática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4717
Data do documento: 8-Ago-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KOWALSKI.pdf252,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.