Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4718
Tipo: Artigo Cientifico
Título: As representações messiânicas da guerra do contestado, na memória do personagem Gerd Runnel em O bruxo do contestado de Godofredo Oliveira Neto
Autor(es): Moreira, Elisandra Maria
Primeiro Orientador: Massagli, Sérgio Roberto
Resumo: Durante a leitura do romance O bruxo do Contestado, de Godofredo Oliveira Neto, pode-se vislumbrar as representações messiânicas da Guerra do Contestado presentes nas memórias e falas do personagem Gerd Runnel. O personagem rememora o passado turbulento da guerra, é o guardião de memórias, sempre esperançoso mantinha-se firme na crença e na espera da chegada do messias, sonhava e idealizava uma vida próspera no Contestado. Propõe-se uma análise dessas representações e rememorações, examinando as relações entre a história e memória, valendo-se da leitura de textos teóricos de Walter Benjamin e Linda Hutcheon, e com base na tomada de consciência através do processo que autores como Marianne Hirsch e Beatriz Sarlo denominam “pós-memória”. Assim, buscaremos compreender o estado da memória procurando reconstruir o passado e ressignificando-o, por meio dos conceitos elaborados por Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, para então compreender como Gerd resgata essa memória messiânica, tratada por Maria Isaura Queiroz, durante a narrativa do romance.
Abstract/Resumen: Durante la lectura del romance O bruxo do Contestado, de Godofredo Oliveira Neto, se puede vislumbrar las representaciones mesiánicas de la Guerra del Contestado presentes en las memorias y hablas del personaje Gerd Runnel. El personaje rememora el pasado turbulento de la guerra, él es el guardián de las memorias, siempre esperanzado se mantenía firme en la creencia y en la espera de la llegada del mesías, soñaba e idealizaba una vida próspera en el Contestado. Se propone el análisis de esas representaciones y rememoraciones, examinando las relaciones entre la historia y la memoria, valiéndose de la lectura de los textos teóricos de Walter Benjamin y Linda Hutcheon, y con base en el tomo de conciencia a través del proceso que los autores como Marianne Hirsch y Beatriz Sarlo denominan “post-memoria”. Así, buscaremos comprender el estado de la memoria y buscando reconstruir el pasado y resignificándolo, por medio de los conceptos elaborados por Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, para entonces comprender cómo Gerd rescata esa memoria mesiánica, tratada por Maria Isaura Queiroz, durante la narrativa del romance.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Historiografia
Messianismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4718
Data do documento: 8-Ago-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOREIRA.pdf152,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.