Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4719
Tipo: Artigo Cientifico
Título: História, ficção e memória em Os dias do demônio de Roberto Gomes e 1957: A revolta dos posseiros de Iria Gomes
Autor(es): Führ, Tatiane Cristina
Primeiro Orientador: Massagli, Sérgio Roberto
Resumo: Este estudo busca compreender, a partir da historiografia e do discurso literário ficcional, como Roberto Gomes, partindo de suas rememorações, construiu o livro Os dias do Demônio, após ter acompanhado as pesquisas e viagens realizadas por Iria Gomes, durante o processo de produção do livro 1957: A Revolta dos Posseiros. A Revolta dos Posseiros foi o primeiro movimento agrário vitorioso na história do Brasil e, é compreendido não somente como um acontecimento histórico na luta pela reforma agrária, mas foi um evento decisivo na constituição da identidade e da luta por autonomia na concretização da agricultura familiar. Esta análise comparativa dará foco aos fatos mais significativos relatados em ambas as obras: a morte de Pedro Barbeiro; o assassinato da família de João Saldanha; o retorno do farrapo Pedro Santin para o sudoeste; e a tomada final de Francisco Beltrão. Constata-se, com base no estudo realizado com as obras do casal Roberto e Iria Gomes, que tanto a literatura como a história podem contribuir para o resgate da memória do povo sudoestino, no que se refere à origem e constituição de sua colonização.
Abstract/Resumen: Este estudio hace una búsqueda para comprender, a partir de la historiografía y, del discurso literario ficcional, como Roberto Gomes, partiendo de sus recuerdos, construyó el libro ―Os dias do Demônio”, después de haber acompañado las investigaciones y los viajes realizadas por Iria Gomes durante el proceso de producción del libro ―1957: A Revolta dos Posseiros”. La ―Revolta dos Posseiros‖ fue el primer movimiento agrario vencedor en la historia del Brasil y, es comprendido no solamente como un evento histórico en la lucha por la reforma agraria, pero fue un evento decisivo en la constitución de la identidad y de la lucha por la autonomía en la agricultura familiar. Esta analice comparativa dará enfoque a los factos más importantes contados en ambas las obras: la muerte de Pedro Barbeiro; El homicidio de la familia de João Saldanha; el regreso del trapo Pedro Santin para el Sudoeste; y la tomada final de Francisco Beltrão. Es verificado, con base en el estudio realizado con las obras del casal Roberto e Iria Gomes, que tanto la literatura como la historia pueden colaborar en el rescate de la memoria del pueblo sudoestino, en lo que se refiere al origen y constitución de su colonización.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Historiografia
Revoltas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4719
Data do documento: 8-Ago-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FUHR.pdf313,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.