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Tipo: Monografia
Título: E-commerce: uma análise do comportamento de compra dos estudantes de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Vogt, Paola
Primeiro Orientador: Botelho, Louise de Lira Roedel
Primeiro membro da banca: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Segundo membro da banca: Barth, Enise
Resumo: Diante da pandemia da Covid-19 ocorrida nos anos de 2020 e 2021 e das medidas restritivas impostas para conter a sua disseminação, as lojas físicas foram sendo fechadas e a adoção ao comércio eletrônico teve um aumento significativo no Brasil, apresentando com isso mudanças no comportamento do consumidor. Assim, o estudo tem como objetivo geral analisar os fatores que influenciam o comportamento dos estudantes de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul, do campus Cerro Largo-RS, no processo de compra de produtos utilizando o e-commerce durante o período da pandemia da Covid-19. Dessa forma, em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, sendo que para a coleta de dados foi utilizado o método survey a partir da aplicação de um questionário online, através do Google Forms. A amostra foi selecionada por meio da amostragem não probabilística por conveniência e contou com 209 participantes. Como resultados, verificou-se que apenas o fator Promoção não possui influência no comportamento de compra online dos estudantes de graduação da UFFS, campus Cerro Largo, durante a pandemia. Em relação aos fatores influenciadores, o fator Loja Virtual é considerado o fator com maior influência nas compras online durante a pandemia da Covid-19, seguido do fator Confiança e Conveniência. Esses resultados podem ser utilizados como parâmetros diante da distribuição de recursos para a área do marketing das organizações, levando em consideração a priorização dos fatores que possuem maior influência no comportamento de compra online. Por fim, para aprimorar a discussão sobre o tema, sugere-se que seja realizada uma pesquisa no período pós-pandemia, com o intuito de observar se os hábitos serão mantidos ou se haverá uma nova transformação no comportamento do consumidor, comparando os diferentes períodos.
Abstract/Resumen: Given the Covid-19 pandemic that occurred in 2020 and 2021 and the restrictive measures imposed to contain its spread, as physical stores being closed and the adoption of e-commerce had a significant increase in Brazil, presenting changes in consumer behavior. Thus, the study aims to analyze the factors that influence the behavior of undergraduate students at the Federal University of Fronteira Sul, on the Cerro Largo-RS campus, in the process of purchasing products using e-commerce during the Covid pandemic period19. Thus, in methodological terms it is a descriptive research of quantitative nature, and for data collection the research method was used from the application of an online questionnaire, through Google Forms. The sample was created using non-probabilistic convenience sampling and had 209 participants. As a result, only the Promotion factor was found to have an influence on the online shopping behavior of undergraduate students at UFFS, campus Cerro Largo, during the pandemic. Regarding influencing factors, the Online Store factor is considered the factor with the greatest influence on online purchases during a Covid-19 pandemic, followed by the Trust and Convenience factor. These results can be used as parameters for the distribution of resources for the marketing area of the associations, taking into account the prioritization of factors that have the greatest influence on online purchasing behavior. Finally, to improve the discussion on the subject, it is necessary to carry out a survey in the post-pandemic period, in order to observe whether the possible will occur or if there is a new transformation in consumer behavior, comparing the different periods.
Palavras-chave: Marketing
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Internet
Covid-19
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4723
Data do documento: 2021
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