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Type: Monografia
Title: Consumo de alimentos orgânicos: distribuição e comportamento no mercado
Author: Konzen, Michéli Spohr
First advisor: Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
metadata.dc.contributor.referee1: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
metadata.dc.contributor.referee2: Gioveli, Izabel
Resume: De modo geral, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos padrões de qualidade dos alimentos que consomem. Neste contexto, esse trabalho instiga a uma reflexão a respeito dos processos que envolvem a agricultura familiar, relacionados à agricultura orgânica como uma alternativa para atender a esses consumidores. Para isso, definiu-se o seguinte objetivo: analisar os fatores que influenciam o consumo de produtos orgânicos no Brasil. Diante disso, descreveu-se o avanço da produção orgânica, os benefícios do consumo de seus produtos e as principais feiras rurais virtuais para venda de produtos da agricultura familiar, em tempos de pandemia. Para tanto, optou-se pela metodologia descritiva, apresentando caráter qualitativo e fontes de dados de forma secundária. Para analisar os dados optou-se por uma categorização, realizada com a utilização do software Atlas.ti. Os resultados mostraram que a partir dos valores, gerados por consequências psicológicas, e essas motivadas por atributos percebidos, fica evidenciado que os fatores dominantes, no padrão de compra dos consumidores, envolvem primeiramente na compreensão de quais valores o consumidor entende como sendo impactantes nas suas decisões de compra. Ao consumir orgânicos, os consumidores estarão contribuindo para a segurança alimentar. Por fim, com o surgimento da pandemia do Covid-19, identificou-se a utilização de feiras virtuais para venda de produtos provenientes da agricultura familiar, sendo que isso beneficia não somente os consumidores, que podem ter acesso a alimentos seguros e de qualidade, mas também aos produtores familiares, que conseguem manter sua renda.
Abstract: In general, consumers are increasingly demanding in relation to the quality standards of the food they consume. In this context, the article instigates a reflection on the processes that involve family farming, related to organic agriculture as an alternative to serve these consumers. Therefore, the following objective was defined: to analyze the main factors that influence the consumption of organic products in Brazil. For this, were described the advance of organic production, the benefits of consumption its products and the main virtual rural fairs used for the sale of products of family agriculture, in times of pandemic. For that, we opted for the descriptive methodology, presenting qualitative character, and data sources in a secondary way. To analyze the data, we opted for a categorization performed with, using the Atlas.ti software. The results showed that, from the values, generated by psychological consequences, and those motivated by perceived attributes, it is evident that the dominant factors, in the consumers' buying purchasing pattern, involve first understanding what values they understands as being impactful in their decisions. By consuming organics, consumers will be contributing to food security. Finally, with the emergence of the Covid-19 pandemic, the use of virtual fairs for the sale of products from family farming was identified, which benefits not only consumers, who may have access to food and quality, but also to family farmers, who manage to maintain their income.
Keywords: Agricultura familiar
Agricultura orgânica
Segurança alimentar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4733
Issue Date: 2021
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