Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4758
Tipo: Monografia
Título: Os diversos olhares acerca do trabalho com alunos com hiperatividade e déficit de atenção na sala de aula de química
Autor(es): Mensch, Aline
Primeiro Orientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para a pesquisa na área de ensino, na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, PR, procurou compreender diferentes olhares acerca do trabalho com alunos com Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH). Estando este processo articulado com a proposta de análise de narrativas produzidas pelo grupo de professores e licenciandos do PIBID, subprojeto de Química. Estas histórias foram analisadas através da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), a partir da qual emergiram três categorias finais: (1) A importância da Formação inicial e continuada de professores para trabalharem com as diversidades em sala de aula; (2) Intervenções para alunos com TDAH; (3) Papel dos pais de alunos com TDAH. Devido ao tempo disponível para elaboração da análise optamos por trabalhar no momento apenas com a categoria (1), a que surgiu com maior incidência. Assim, as aprendizagens construídas nos mostraram a importância de se ter a formação inicial e continuada de docentes, tanto para troca de informações, ampliação do conhecimento, elaboração de atividades diversificadas, dentre outros. Da mesma forma, possibilita uma maior compreensão para trabalhar com a diversidade em sala de aula, tornando a escola mais acolhedora e interessante para os alunos. O trabalho permitiu ampliar nosso conhecimento a respeito deste transtorno, assim como a necessidade de constante aprimoramento e as características da escola, se mostrando de grande valia pois será nosso campo de atuação profissional.
Palavras-chave: Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Formação continuada do professor
Química
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4758
Data do documento: 9-Dez-2015
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENSCH.pdf9,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.