Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee2Bento, Neusa Terezinha Alves-
dc.contributor.referee3Mor, Naira Estela Roesler-
dc.creatorJost, Marlene-
dc.date2015-12-16-
dc.date.accessioned2017-06-22T16:12:55Z-
dc.date.available2017-06-22T16:12:55Z-
dc.date.issued2016-01-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/476-
dc.description.resumoO presente estudo intenta apresentar um levantamento das produções científicas a partir da análise dos trabalhos das Reuniões Anuais (RA) realizadas pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em 2011, 2012 e 2013. As produções analisadas desta associação se referem ao Grupo de Trabalho (GT) 18 denominado de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Nestes três anos, este GT publicou no total de 62 trabalhos, entre artigos e pôsteres. A leitura e análise destas publicações são em razão à grande relevância das pesquisas desta associação para a comunidade acadêmica e para o desenvolvimento da política educacional no País. A pesquisa objetiva identificar e analisar como estão sendo abordadas e problematizadas as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos pelos pesquisadores da ANPEd. A metodologia utilizada foi à análise documental das publicações do GT 18, nas 34ª, 35ª e 36ª reuniões anuais divulgadas no site dessa associação. Além de analisar as temáticas abordadas, buscou-se extrair através da leitura destes trabalhos, as principais caraterísticas abordadas pelos pesquisadores desse GT. O referencial teórico está baseado nos trabalhos apresentados por este grupo, durante os três anos delimitados pela nossa pesquisa. Os trabalhos pesquisados apontam avanços e retrocessos na Educação de Jovens e Adultos, tanto em relação às políticas públicas quanto aos caminhos trilhados nas escolas que oferecem essa modalidade de ensino. Conclui-se que é preciso avançar em relação à EJA, evidenciando um compromisso político e pedagógico de caráter afirmativo, e ampliar as ações desse programa de governo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-06-22T16:11:52Z No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 1055580 bytes, checksum: 7a59d30027c8d8466755d9f1f0047c5a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T16:12:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 1055580 bytes, checksum: 7a59d30027c8d8466755d9f1f0047c5a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T16:12:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 1055580 bytes, checksum: 7a59d30027c8d8466755d9f1f0047c5a (MD5) Previous issue date: 2016-01-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssociação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectGrupo de trabalhopt_BR
dc.subjectPublicaçõespt_BR
dc.titleEducação de pessoas jovens e adultas: uma interlocução com as produções do GT da ANPED de 2011 a 2013pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOST.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.