Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paim, Marilane Maria Wolff | - |
dc.contributor.referee1 | Paim, Marilane Maria Wolff | - |
dc.contributor.referee2 | Bento, Neusa Terezinha Alves | - |
dc.contributor.referee3 | Mor, Naira Estela Roesler | - |
dc.creator | Jost, Marlene | - |
dc.date | 2015-12-16 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T16:12:55Z | - |
dc.date.available | 2017-06-22T16:12:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-13 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/476 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo intenta apresentar um levantamento das produções científicas a partir da análise dos trabalhos das Reuniões Anuais (RA) realizadas pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em 2011, 2012 e 2013. As produções analisadas desta associação se referem ao Grupo de Trabalho (GT) 18 denominado de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Nestes três anos, este GT publicou no total de 62 trabalhos, entre artigos e pôsteres. A leitura e análise destas publicações são em razão à grande relevância das pesquisas desta associação para a comunidade acadêmica e para o desenvolvimento da política educacional no País. A pesquisa objetiva identificar e analisar como estão sendo abordadas e problematizadas as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos pelos pesquisadores da ANPEd. A metodologia utilizada foi à análise documental das publicações do GT 18, nas 34ª, 35ª e 36ª reuniões anuais divulgadas no site dessa associação. Além de analisar as temáticas abordadas, buscou-se extrair através da leitura destes trabalhos, as principais caraterísticas abordadas pelos pesquisadores desse GT. O referencial teórico está baseado nos trabalhos apresentados por este grupo, durante os três anos delimitados pela nossa pesquisa. Os trabalhos pesquisados apontam avanços e retrocessos na Educação de Jovens e Adultos, tanto em relação às políticas públicas quanto aos caminhos trilhados nas escolas que oferecem essa modalidade de ensino. Conclui-se que é preciso avançar em relação à EJA, evidenciando um compromisso político e pedagógico de caráter afirmativo, e ampliar as ações desse programa de governo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-06-22T16:11:52Z No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 1055580 bytes, checksum: 7a59d30027c8d8466755d9f1f0047c5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T16:12:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 1055580 bytes, checksum: 7a59d30027c8d8466755d9f1f0047c5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T16:12:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOST.pdf: 1055580 bytes, checksum: 7a59d30027c8d8466755d9f1f0047c5a (MD5) Previous issue date: 2016-01-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Grupo de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Publicações | pt_BR |
dc.title | Educação de pessoas jovens e adultas: uma interlocução com as produções do GT da ANPED de 2011 a 2013 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOST.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.