Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4779
Tipo: | Monografia |
Título: | Concepções dos professores das escolas estaduais da cidade de Planalto - PR sobre a utilização de modelos didáticos como ferramenta para o ensino de genética |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of the teachers o state schools of the city of Planalto - PR on the use of didactic models as a tool for the teaching of genetics |
Autor(es): | Welter, Gabriela Maria |
Primeiro Orientador: | Soares, Izabel Aparecida |
Resumo: | A disciplina de Biologia é muitas vezes elencada pelos alunos como de alta complexidade, e a falta de metodologias variadas para seu ensino dificulta a aprendizagem desses alunos, principalmente nos conteúdos de genética. Este trabalho buscou então analisar a importância do uso de modelos didáticos para o ensino de genética na visão dos professores de biologia das escolas estaduais do município de Planalto-PR. Foram construídos três modelos didáticos sobre conteúdos elencados pelos professores, e esses foram aplicados em sala de aula. Os relatos mostram que os modelos foram válidos como estratégias didáticas, ajudaram no entendimento dos alunos e tornaram os mesmos mais participantes nas aulas, mostrando que o uso de modelos didáticos para o ensino de genética facilita o ensino-aprendizagem. |
Abstract/Resumen: | The discipline of Biology is often listed by students as highly complex, and the lack of varied methodologies for their teaching makes it difficult for students to learn, especially in genetic contents. This work aimed to analyze the importance of the use of didactic models for the teaching of genetics in the view of the biology teachers of the state schools of the municipality of Planalto-PR. Three didactic models were constructed on contents listed by the teachers, and these were applied in the classroom. The reports show that the models were valid as didactic strategies, they helped in the understanding of the students and made them more participants in the classes, showing that the use of didactic models for the teaching of genetics facilitates teaching-learning. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Genética Prática de ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4779 |
Data do documento: | 26-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WELTER.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.