Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4788
Tipo: Monografia
Título: A potencialidade das narrativas de si no sentido de compreender o processo de constituição de si enquanto professora de química
Autor(es): Hansen, Daniela Ferrandin
Primeiro Orientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: O presente trabalho de pesquisa é desenvolvido no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza – PR. A intenção é compreendermos a formação inicial de professores, sendo uma pesquisa com viés qualitativo e narrativo, baseada na proposta da narrativa autobiográfica ou narrativa de si. Por isso, a presente pesquisa de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) tem como enfoque a minha caminhada no curso de licenciatura em Química em diversos espaços e tempos, juntamente com os limites e potencialidades presentes no desenvolvimento e concretização da profissionalização docente. Produziremos narrativas acerca desses diversos episódios vividos no curso, por exemplo, a participação nos vários momentos proporcionados pela nossa Universidade e outras Instituições de Ensino Superior, bem como as escolas da Educação Básica (eventos - palestras, congressos, encontros -, projetos - ensino, pesquisa e extensão – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – e, especialmente, os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS), tanto no Ensino Fundamental em Ciências quanto no Ensino Médio em Química). Reiteramos o argumento de que a formação inicial de professores necessita de conteúdos diversos (conceituais, atitudinais, procedimentais, éticos, morais, religiosos, políticos, culturais, sociais, pedagógicos, históricos, epistemológicos, etc), ou seja, é importante que a formação de professores ocorra nessa interação entre a escola da Educação Básica e a Universidade. As narrativas serão analisadas de acordo com a metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), pois chegamos em categorias que representam as compreensões no processo de pesquisa acerca da formação inicial de professores de Química, sendo elas [I] O processo de formação de professores; [II] Concretização da carreira profissional; [III] Ambiente escolar.
Palavras-chave: Formação de professores
Narrativa
Química
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4788
Data do documento: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HANSEN.pdf511,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.