Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4788
Type: | Monografia |
Title: | A potencialidade das narrativas de si no sentido de compreender o processo de constituição de si enquanto professora de química |
Author: | Hansen, Daniela Ferrandin |
First advisor: | Cacciamani, Jackson Luís Martins |
Resume: | O presente trabalho de pesquisa é desenvolvido no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza – PR. A intenção é compreendermos a formação inicial de professores, sendo uma pesquisa com viés qualitativo e narrativo, baseada na proposta da narrativa autobiográfica ou narrativa de si. Por isso, a presente pesquisa de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) tem como enfoque a minha caminhada no curso de licenciatura em Química em diversos espaços e tempos, juntamente com os limites e potencialidades presentes no desenvolvimento e concretização da profissionalização docente. Produziremos narrativas acerca desses diversos episódios vividos no curso, por exemplo, a participação nos vários momentos proporcionados pela nossa Universidade e outras Instituições de Ensino Superior, bem como as escolas da Educação Básica (eventos - palestras, congressos, encontros -, projetos - ensino, pesquisa e extensão – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – e, especialmente, os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS), tanto no Ensino Fundamental em Ciências quanto no Ensino Médio em Química). Reiteramos o argumento de que a formação inicial de professores necessita de conteúdos diversos (conceituais, atitudinais, procedimentais, éticos, morais, religiosos, políticos, culturais, sociais, pedagógicos, históricos, epistemológicos, etc), ou seja, é importante que a formação de professores ocorra nessa interação entre a escola da Educação Básica e a Universidade. As narrativas serão analisadas de acordo com a metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), pois chegamos em categorias que representam as compreensões no processo de pesquisa acerca da formação inicial de professores de Química, sendo elas [I] O processo de formação de professores; [II] Concretização da carreira profissional; [III] Ambiente escolar. |
Keywords: | Formação de professores Narrativa Química |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4788 |
Issue Date: | 13-Dec-2018 |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HANSEN.pdf | 511.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.