Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4789
Type: Monografia
Título : Nanoestruturas de carbono: uma análise de conteúdo nos livros didáticos de ensino médio
Author: Santos, Jonathan Vasileski dos
First advisor: Soares, Letiére Cabreira
Resume: Nanotecnologia, dita de uma forma mais abrangente, é a ciência que estuda a matéria em nível molecular, tendo sua importância na criação de novos materiais, novos produtos e substâncias. No campo da produção científica, as nanoestruturas de carbono possuem uma grande importância, no que se refere a pesquisa e avanços tecnológicos. Cada vez mais, estas estruturas, acabam ganhando espaço em grandes empresas do ramo tecnológico, farmacêutico, automobilístico e medicinal. Pensando nesta questão surge um questionamento, no que se refere ao ensino da nanotecnologia a estudantes de química do ensino médio e não menos importante, aos professores da rede de ensino. Tendo em vista que o assunto vem sendo amplamente divulgado nas últimas décadas, a sua abordagem junto às aulas, até como uma forma de incluir, assuntos relacionados a química e, assim como, correlacioná-lo com assuntos ligados a biologia, medicina, engenharia e tecnologia, proporcionará ao aluno, um saber interdisciplinar, podendo assim trabalhar sobre trabalhar a condução térmica e elétrica, a terapia fotodinâmica, a adsorção de metais pesados e efluentes. Neste trabalho, é abordado a análise nos livros didáticos das nanoestruturas de carbono, subdivididas em: Fulereno, Grafeno e Nanotubos de Carbono, estruturas alotrópicas de carbono. Para a análise, foram utilizados os livros didáticos de Química do ensino médio, da rede pública de ensino e aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), dos anos de 2012 a 2020. Os livros foram cedidos por três escolas públicas da Região Sudoeste do Paraná: Colégio Estadual Cecília Meirelles-EM Colégio Estadual Nereu Perondi-EFM e Colégio Estadual Guilherme de Almeida-EM. A escolha destes colégios foi devido a suas proximidades, existem dois colégios de ensino médio na cidade de Ampére, assim, foi selecionado mais um colégio da cidade vizinha. Para que desta forma a analise fosse melhor trabalhada. A metodologia de análise possui como referência os pressupostos de Laurence Bardin, que consiste na análise de conteúdo, que no presente trabalho foi realizado a analises dos conteúdos trabalhados do 1º ao 3º ano do ensino médio. Os livros didáticos foram analisados em relação a 5 categorias: historicidade, estrutura, aplicações, figuras e, por fim, texto informativo. Em seguida, conforme a presença dos requisitos, os livros didáticos foram classificados como satisfatório, parcialmente satisfatório e insatisfatório. Constatou-se então que nenhuma das coleções didáticas foi classificada como satisfatória, baseado nos critérios estabelecidos. Embora nanoestruturas de carbono seja um assunto interdisciplinar (abordando assuntos de biologia, física, eletrônica e medicina) e que o Plano Curricular Nacional de Química sugira a abordagem destas estruturas para o estudo de compostos alotrópicos de carbono, os livros didáticos indicados pelo PNLD analisados neste trabalho, não abordam esta temática.
Palabras clave : Ensino médio
Livro didático
Análise de conteúdo
Nanotecnologia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4789
Fecha de publicación : 6-dic-2018
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.