Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4789
Tipo: | Monografia |
Título: | Nanoestruturas de carbono: uma análise de conteúdo nos livros didáticos de ensino médio |
Autor(es): | Santos, Jonathan Vasileski dos |
Primeiro Orientador: | Soares, Letiére Cabreira |
Resumo: | Nanotecnologia, dita de uma forma mais abrangente, é a ciência que estuda a matéria em nível molecular, tendo sua importância na criação de novos materiais, novos produtos e substâncias. No campo da produção científica, as nanoestruturas de carbono possuem uma grande importância, no que se refere a pesquisa e avanços tecnológicos. Cada vez mais, estas estruturas, acabam ganhando espaço em grandes empresas do ramo tecnológico, farmacêutico, automobilístico e medicinal. Pensando nesta questão surge um questionamento, no que se refere ao ensino da nanotecnologia a estudantes de química do ensino médio e não menos importante, aos professores da rede de ensino. Tendo em vista que o assunto vem sendo amplamente divulgado nas últimas décadas, a sua abordagem junto às aulas, até como uma forma de incluir, assuntos relacionados a química e, assim como, correlacioná-lo com assuntos ligados a biologia, medicina, engenharia e tecnologia, proporcionará ao aluno, um saber interdisciplinar, podendo assim trabalhar sobre trabalhar a condução térmica e elétrica, a terapia fotodinâmica, a adsorção de metais pesados e efluentes. Neste trabalho, é abordado a análise nos livros didáticos das nanoestruturas de carbono, subdivididas em: Fulereno, Grafeno e Nanotubos de Carbono, estruturas alotrópicas de carbono. Para a análise, foram utilizados os livros didáticos de Química do ensino médio, da rede pública de ensino e aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), dos anos de 2012 a 2020. Os livros foram cedidos por três escolas públicas da Região Sudoeste do Paraná: Colégio Estadual Cecília Meirelles-EM Colégio Estadual Nereu Perondi-EFM e Colégio Estadual Guilherme de Almeida-EM. A escolha destes colégios foi devido a suas proximidades, existem dois colégios de ensino médio na cidade de Ampére, assim, foi selecionado mais um colégio da cidade vizinha. Para que desta forma a analise fosse melhor trabalhada. A metodologia de análise possui como referência os pressupostos de Laurence Bardin, que consiste na análise de conteúdo, que no presente trabalho foi realizado a analises dos conteúdos trabalhados do 1º ao 3º ano do ensino médio. Os livros didáticos foram analisados em relação a 5 categorias: historicidade, estrutura, aplicações, figuras e, por fim, texto informativo. Em seguida, conforme a presença dos requisitos, os livros didáticos foram classificados como satisfatório, parcialmente satisfatório e insatisfatório. Constatou-se então que nenhuma das coleções didáticas foi classificada como satisfatória, baseado nos critérios estabelecidos. Embora nanoestruturas de carbono seja um assunto interdisciplinar (abordando assuntos de biologia, física, eletrônica e medicina) e que o Plano Curricular Nacional de Química sugira a abordagem destas estruturas para o estudo de compostos alotrópicos de carbono, os livros didáticos indicados pelo PNLD analisados neste trabalho, não abordam esta temática. |
Palavras-chave: | Ensino médio Livro didático Análise de conteúdo Nanotecnologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4789 |
Data do documento: | 6-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.