Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4793
Tipo: Artigo Cientifico
Título: As perspectivas em relação à efetividade entre aluno e professor como potencializadora do processo de ensino e aprendizagem de química
Título(s) alternativo(s): The perspectives in relation to the affectiveness between study-teacher as a potentialist of the chemistry teaching / learning process
Autor(es): Pessette, Ana Maria
Primeiro Orientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações aluno/professor, tendo em vista que a afetividade é fundamental nos processos de ensinar e de aprender e para o desenvolvimento dos educandos em termos da dimensão humana, científica, histórica, estética, política e ética. Existe uma grande preocupação em torno do assunto na atualidade devido a forma dos processos educacionais e as condutas dos sujeitos. Diante do exposto, acredito que é relevante uma análise e estudo destas relações como fomento da potencialidade na transformação, bem como na formação do indivíduo. Pois, admitindo que em direção a uma boa relação entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar, o processo de ensino e aprendizagem deve ser um trabalho coletivo, no qual o professor deve contemplar a realidade de cada aluno. Considerando-a em sua complexidade, a partir do conhecimento de seu contexto histórico, cultural e social, o que possibilita aproximar os conteúdos às vivências dos alunos. Diante disto, o objetivo dessa pesquisa foi compreender as relações entre aluno e professor bem como a importância da afetividade na interação entre professores e alunos no processo de ensinar e de aprender Química no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa, com abordagem qualitativa e de cunho documental baseada nas obras de Paulo Freire, especialmente, a “Pedagogia da Esperança”, bem como através das observações sucedidas no períodos dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS). E analisados através da técnica de análise textual discursiva. Pontuaram-se aspectos em relação a afetividade, que por efeito sejam promissores nos processos de ensinar e de aprender, potencializando a produção de conhecimentos e o caráter cognitivo dos alunos, bem como sendo transformador e formador do caráter éticos e moral. Com base na pesquisa desenvolvida, considera-se a importância do caráter afetivo nas relações sociais no ambiente escola, sendo este significativo e potencializador do processo de ensinar e de aprender.
Abstract/Resumen: The objective of this study is to understand student / teacher relations, since affectivity is fundamental in the processes of teaching and learning and in the development of learners in terms of human, scientific, historical, aesthetic, political and ethical dimensions. There is a great deal of concern about the subject nowadays because of the direction in which the subject's education and conduct has been conducted. In view of the above, I believe that it is relevant to analyze and study these relationships as a promotion of potential in transformation, as well as in the formation of the individual. For, assuming that toward a good relationship between the individuals that make up the school environment, the teaching and learning process must be a collective work, in which the teacher must contemplate the reality of each student. Considering it in its complexity, from the knowledge of its historical, cultural and social context, which allows to approach the contents to the experiences of the students. The objective of this research was to understand the relationship between student and teacher as well as the importance of affectivity in the interaction between teachers and students in the process of teaching and learning chemistry in the school environment. It is a bibliography, with a qualitative and documentary approach based on the works of Paulo Freire, especially the "Pedagogy of Hope". The data were collected through a bibliographical review, as well as through the observations of the Supervised Curricular Stages (ECS). And analyzed through the technique of discursive textual analysis. Aspects related to affectivity, which are promising in the processes of teaching and learning, potentializing the production of knowledge and the cognitive character of the students, as well as being transformative and formative of ethical and moral character, were pointed out. For the development of the work, the literature was searched on the subject, episodes lived throughout the academic life and in the periods of the ECS.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Interação professor aluno
Afetividade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4793
Data do documento: 8-Dez-2018
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PESSETTE.pdf541,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.