Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4796
Tipo: Monografia
Título: Agroecologia e o ensino interdisciplinar em ciências da natureza na licenciatura em Educação do Campo
Autor(es): Silva, Antonio Ivan da
Primeiro Orientador: Ody, Carlos Leandro
Primeiro membro da banca: Coan, Cherlei Marcia
Segundo membro da banca: Mohr, Matheus Fernando
Resumo: O presente trabalho pretende discorrer sobre a compreensão da Agroecologia e sua aproximação com a Educação do Campo, mais especificamente no Ensino de Ciências da Natureza. Discutir a categoria Agroecologia é levar em consideração seus vínculos com os sujeitos que produzem sua existência social, cultural, econômica e política no campo, mas também os enfrentamentos teóricos e práticos, a concepção social, agrícola e de ciência fragmentada e linear hegemônica. Objetiva-se com esta pesquisa, analisar, de forma crítica, como os Componentes Curriculares da área ―Ciências da Natureza‖ do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza articulam-se com a Agroecologia, enquanto matriz formativa da Educação do Campo a partir do Projeto Pedagógico do Curso (2019) e dos Planos de ensino dos CCR Biologia, Física e Química. Quanto aos aspectos metodológicos, apresenta-se uma abordagem qualitativa, no que diz respeito aos procedimentos de coleta de dados, desenvolvendo-se uma pesquisa bibliográfica e documental, considerando o referencial teórico e a análise que realizamos nos referidos documentos supracitados. Como principais resultados encontrados, podemos dizer que, nos documentos, percebemos um entrelaçamento intrínseco da Agroecologia com a Educação do Campo, porém, a relação da Agroecologia com a Ciência da Natureza, encontra-se de maneira aberta e em processo de construção coletiva entre as áreas do conhecimento, portanto, há o desafio de avançar dialeticamente no estreitamento desses laços entre o prescrito e o praticado. Concluímos que, conceitualmente, a Agroecologia está meticulosamente posta neste estudo como uma forma de fazer-se ciência dialogada com os saberes tradicionais e científicos, articulada com a Educação do Campo e proposições que pensamos serem relevantes da Agroecologia enquanto objeto de estudo da área de Ciências da Natureza.
Abstract/Resumen: This work intends to discuss the understanding of Agroecology and its approach to Rural Education, more specifically in the Teaching of Natural Sciences. Discussing the Agroecology category means taking into account its links with the subjects that produce its social, cultural, economic and political existence in the countryside, but also the theoretical and practical confrontations, the social, agricultural and fragmented and linear hegemonic science conception. The objective of this research is to critically analyze how the Curriculum Components of the "Nature Sciences" area of the Interdisciplinary course in Rural Education: Natural Sciences are articulated with Agroecology, as a formative matrix of Rural Education a from the Pedagogical Project of the Course (2019) and the Teaching Plans of CCR Biology, Physics and Chemistry. As for the methodological aspects, it presents a qualitative approach, with regard to data collection procedures, developing a bibliographical and documentary research, considering the theoretical framework and the analysis that we performed in the aforementioned documents. As the main results found, we can say that, in the documents, we perceive an intrinsic intertwining of Agroecology with Rural Education, however, the relationship of Agroecology with the Science of Nature is openly and in a process of collective construction between the areas of knowledge, therefore, there is the challenge of advancing dialectically in the strengthening of these ties between what is prescribed and what is practiced. We conclude that, conceptually, Agroecology is meticulously placed in this study as a way of making science in dialogue with traditional and scientific knowledge, articulated with Rural Education and propositions that we think are relevant to Agroecology as an object of study in the field of Science from nature.
Palavras-chave: Epistemologia
Currículo
Formação Docente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4796
Data do documento: Out-2021
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf765,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.