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Tipo: Dissertação
Título: Abordagens de educação ambiental em livros didáticos de ciências
Autor(es): Tonin, Luana Hilgert
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Cousin, Cláudia da Silva
Segundo membro da banca: Santos, Rosemar Ayres dos
Resumo: Estudos acerca do currículo escolar perpassam por marcos históricos, no entanto é preciso entender alguns pontos de vista sobre suas teorias junto ao contexto educacional, em atenção a Educação Ambiental (EA), um tema transversal, talvez veiculado nos materiais didáticos (a exemplo dos Livros Didáticos (LD), documentos norteadores, políticas públicas, leis, dentre outros. Para tanto, no primeiro capítulo, investigamos em teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, usando os descritores: “Educação Ambiental e Livros Didáticos de Ciências”, tendo como metodologia de análise as concepções de EA: ecologia social, ecologia natural, ecologismo e conservacionismo. Portanto, dos 14 trabalhos acadêmicos selecionados, observamos que a EA ainda é vista como uma questão ambientalista e mercadológica, em que o meio ambiente é entendido apenas como um recurso útil ao ser humano. Portanto, a concepção do Conservacionismo apareceu em 12 pesquisas. A concepção Ecologia Social foi encontrada em dois (2) trabalhos. Cabe ressaltar que as concepções de Ecologia Natural e Ecologismo não foram encontradas. Os resultados mostram a necessidade de mais questionamentos e debates, além do incentivo na participação de movimentos socais e políticos que visam a transformação social. E, para o segundo capítulo, elaboramos uma sequência didática com foco na EA, para a qual objetivamos analisar as compreensões dos estudantes quanto a importância social, econômica e ecológica da água, além de refletir sobre a importância de discutir e enfatizar a EA por meio de diferentes estratégias de ensino. A sequência didática possui uma abordagem qualitativa e foi organizada em cinco cenários com foco na EA, cada qual com uma metodologia diferenciada: questionamentos, terrário, filme, tratamento da água e conta de água. Essas atividades foram desenvolvidas em uma turma de 6º ano de uma escola pública estadual. Observamos que os alunos compreenderam de forma satisfatória a importância da água na manutenção da vida e do bemestar dos seres vivos do nosso Planeta. Isso demonstra que diferentes estratégias de ensino, quando bem organizadas, tornam-se aliadas no processo de ensino e de aprendizagem entre alunos e professores, sem deixar o LD de lado, na busca de novas formas de trabalhar a EA e, consequentemente, formar cidadãos críticos e reflexivos frente às questões ambientais. Finalmente, para o terceiro capítulo, analisamos 10 coleções de LD de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o objetivo de compreender como os mesmos trabalham a EA. Para tanto, utilizamos como base as macrotendências de EA, a saber: conservacionista, pragmática e crítica. Desse modo, consideramos o referido estudo relevante pelo fato de o LD ser um material norteador até mesmo do currículo em sala de aula, pois são 8 distribuídos de forma gratuita para as instituições. Ao olhar para os LD de Ciências, identificamos as macrotendências conservacionista e pragmática com maior frequência, visto que muitos dos mesmos dão enfoque para a preservação ambiental, porém, sem se ater na mudança do modelo socioeconômico atual. No entanto, poucos excertos destacam a EA dentro da macrotendência crítica, necessários para discutir atitudes e ações, demostrando mudanças importantes em relação a EA. Portanto, a partir desta pesquisa, compreendemos que o professor tem papel de destaque na escolha e uso do LD, necessitando planejamento e organização das aulas, a exemplo da sequência didática, que pode ser uma aliada no trabalho com a EA em sala de aula, visto as diferentes formas metodológicas em prol da EA, consequentemente da vida.
Abstract/Resumen: Studies about the school curriculum run through historical milestones, however, it is necessary to understand some points of view about their theories within the educational context, in attention to Environmental Education, a transversal theme, perhaps conveyed in didactic materials (such as Books Didactics), guiding documents, public policies, laws, etc. For this purpose, in the first chapter, we investigated in theses and dissertations of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, using the descriptors: “Environmental Education and Science Textbooks ”, Having as methodology of analysis the conceptions of Environmental Education: social ecology, natural ecology, ecology and conservationism. Therefore, from the 14 selected academic works, we observe that Environmental Education is still seen as an environmental and market issue, in which the environment is understood only as a useful resource for human beings. Therefore, the concept of Conservationism appeared in 12 studies. Social ology was found in two (2) works. It should be noted that the concepts of Natural Ecology and Ecology were not found. The results show the need for more questions and debates, in addition to encouraging the participation of social and political movements that aim at social transformation. And, for the second chapter, we developed a didactic sequence focused on Environmental Education, for which we aim to analyze students' understandings of the social, economic and ecological importance of water, in addition to reflecting on the importance of discussing and emphasizing Environmental Education through different teaching strategies. The didactic sequence has a qualitative approach and was organized in five scenarios with a focus on Environmental Education, each with a different methodology: questioning, terrarium, film, water treatment and water bill. These activities were developed in a 6th grade class at a state public school. We observed that the students understood in a satisfactory way the importance of water in maintaining the life and well-being of the living beings of our Planet. This demonstrates that different teaching strategies, when well organized, become allies in the teaching and learning process between students and teachers, without leaving the Books Didactics aside, in the search for new ways of working with Environmental Education and, consequently, training citizens critical and reflective about environmental issues. Finally, for the third chapter, we analyzed 10 Books Didactics collections of Sciences approved by the National Textbook Program, in order to understand how they work with Environmental Education. For that, we used as a basis the macro trends of Environmental Education, namely: conservationist, pragmatic and critical. Thus, we consider the referred study relevant because the Books Didactics is a guiding material even in the classroom curriculum, as it is distributed 10 free of charge to institutions. When looking at the Science Books Didactics, we identified the conservationist and pragmatic macro trends more frequently, since many of them focus on environmental preservation, however, without focusing on changing the current socioeconomic model. However, few excerpts highlight Environmental Education within the critical macro trend, necessary to discuss attitudes and actions, showing important changes in relation to Environmental Education. Therefore, from this research, we understand that the teacher has a prominent role in the choice and use of Books Didactics, needing planning and organization of classes, like the didactic sequence, which can be an ally in the work with the Environmental Education in the classroom, seen the different methodological forms in favor of Environmental Education, consequently of life.
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Currículo
Educação ambiental
Livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4812
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
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