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Tipo: Dissertação
Título: A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emilia.
Autor(es): Vial, Indiana Picolo
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Primeiro membro da banca: Agranionih, Neila Tonin
Segundo membro da banca: Paim, Marilane Maria Wolff
Terceiro membro da banca: Melo, Marisol Vieira
Quarto membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: A dissertação dedica-se a discutir as formas de expressar a noção de quantidade utilizadas por crianças em idade pré-escolar a partir de atividades baseadas na Abordagem de Reggio Emilia. Assumindo que as experiências educativas na Educação Infantil precisam oportunizar para a criança o desenvolvimento das suas capacidades, estimular distintas formas de se comunicar e expressar suas impressões, ideias, hipóteses e conclusões, realizamos uma investigação com crianças de quatro a seis anos, tomando a Investigação Baseada em Design (IBD) como abordagem metodológica, a partir da qual buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: Quais formas de expressar a noção de quantidade são mobilizadas por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na Abordagem de Reggio Emilia? Assumindo a perspectiva qualitativa, de natureza exploratória e explicativa, e apoiada nos pressupostos teóricos da pedagogia de Reggio Emilia, foram desenvolvidas três atividades em sala de aula, as quais se dedicavam as explorar a noção de quantidade e estimular nas crianças distintas formas de expressar quantidades. O material empírico da investigação constituiu-se das notas de campo do pesquisador, das transcrições das gravações em áudio das conversas e interações com as crianças e das fichas de trabalho das crianças. A análise dos dados, orientada pelos princípios da análise de conteúdo, evidenciou estratégias e recursos para expressar a noção de quantidade relacionada a três temas: estimativa manifestada a partir dos esforços das crianças para expressar quantidades indicadas nas tarefas; contagem concretizada mediante a realização da contagem em diferentes situações; e a escrita numérica que caracteriza o processo de expressar quantidades a partir da escrita de números. Como resultado, evidenciamos a relevância do professor da Educação Infantil oportunizar para a criança situações em que possa mobilizar e desenvolver noções matemáticas, tais como quantidade e número, desenvolvendo as suas cem linguagens, conforme propõe a educação em Reggio Emilia. As tarefas propostas no âmbito da IBD potencializaram nas crianças as formas de expressar quantidade, desenvolvendo as múltiplas linguagens das crianças, ao mesmo tempo em que propiciaram a escuta, socialização, autonomia e o protagonismo infantil. Por fim, a IBD favoreceu o aprofundamento das discussões sobre o desenvolvimento do conceito de quantidade na Educação Infantil e nos oportunizou produzir compreensões sobre as possibilidades da abordagem Reggio Emilia para o desenvolvimento de noções matemáticas.
Abstract/Resumen: The dissertation is dedicated to discussing the ways to express the notion of quantity used by preschool-age children from activities based on Reggio Emilia‟s Approach. Assuming that educational experiences in Early Childhood Education must be able to provide opportunities for children to develop their abilities, stimulate different ways to communicate and express their impressions, ideas, hypotheses, and conclusions, we carried out an investigation with children aged four to six years, taking the Investigation Based on Design (IBD) as a methodological approach, from which we seek to answer the following research question: What ways of expressing the notion of quantity are mobilized by preschool children from activities based on the Reggio Emilia Approach? Taking a qualitative perspective, of an exploratory and explicative nature, and supported by the theoretical assumptions of Reggio Emilia‟s pedagogy, three activities were developed in the classroom, which were dedicated to exploring the notion of quantity and encouraging different ways to express quantities in children. The research empirical material consisted of the researcher‟s field notes, transcripts of audio recordings of conversations and interactions with the children, and the children's worksheets. Data analysis, guided by the principles of content analysis, evidenced strategies and resources to express the notion of quantity related to three themes: estimate manifested from the children's efforts to express quantities indicated in the tasks; counting carried out by carrying out the count in different situations, and numerical writing that characterizes the process of expressing quantities from the writing of numbers. As a result, we highlight the relevance of the Early Childhood Education teacher to provide children with situations in which they can mobilize and develop mathematical notions, such as quantity and number, developing their hundred languages, as proposed by education in Reggio Emilia. The tasks proposed in the IBD context boosted in children the ways of expressing quantity, developing the children‟s multiple languages, while at the same time providing listening, socialization, autonomy, and child protagonist. Finally, IBD favored the deepening of discussions on the development of the concept of quantity in Early Childhood Education and gave us the opportunity to produce understandings about the possibilities of the Reggio Emilia approach to the development of mathematics notions.
Palavras-chave: Noção de quantidade
Educação Infantil
Reggio Emilia
Investigação Baseada em Design
Protagonismo Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4815
Data do documento: Out-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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