Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4816
Tipo: Dissertação
Título: A formação continuada de professores de ciências e o desenvolvimento profissional docente
Autor(es): Piotrowski, Solange Maria
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Primeiro membro da banca: Wirzbicki, Sandra Maria
Segundo membro da banca: Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
Resumo: O presente estudo é voltado para formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). Nossa intenção está em reconhecer o papel da formação continuada no Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) de professoras de Ciências. Para isso, temos, como problemática norteadora, investigar: qual o papel atribuído ao processo de formação continuada por professores de Ciências ao longo de suas carreiras? Quais são as diferentes percepções de professores em diferentes ciclos da carreira docente, sobre o processo de formação? Para tal, investigamos seis professoras de Ciências da rede pública de ensino da Educação Básica, em diferentes ciclos/fases da carreira docente, sendo duas no ciclo inicial, duas no ciclo intermediário e duas no ciclo final da carreira docente. As professoras, participantes da investigação, também são participantes ativas do projeto de extensão: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Dos Ciclos Formativos, participam de modo colaborativo e compartilhado professores formadores, professores da Educação Básica da área da CNT e licenciandos de Ciências Biológicas, Química e Física. Este programa tem como eixo articulador de suas ações a Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC). Nosso objeto de pesquisa são as narrativas orais das professoras participantes da nossa investigação, que foram construídas a partir de uma conversa/diálogo, onde estas foram instigadas a relatar as suas histórias de vida, voltando-se mais precisamente para a sua formação (inicial e continuada), a docência em Ciências (ser professor) e as suas práticas. Estas conversas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise temática do conteúdo, o que configura esta pesquisa como sendo de cunho qualitativo. As narrativas das professoras de Ciências participantes demonstraram o potencial da IFAC como um dos caminhos possíveis para o DPD, recorrente a nossa defesa em apostar em uma formação continuada de professores com viés compartilhado e colaborativo, tendo como base a IFAC. Os elementos constituintes deste modelo de formação apontam para a melhoria da ação, por meio da reflexão crítica e a investigação das práticas destas professoras, desde o contexto escolar, além de ampliar seus horizontes formativos, assumindo-se como professoras em constante formação.
Abstract/Resumen: This study is aimed at continuing education for teachers in the area of Natural Sciences and its Technologies (CNT). Our intention is to recognize the role of continuing education in Teacher Professional Development (DPD) of science teachers. For this, we have, as a guiding problem, investigate: what is the role attributed to the process of continuing education by science teachers throughout their careers? What are the different perceptions of teachers in different teaching career cycles, about the formation process? To this end, we investigated six science teachers from the public education network of Basic Education, in different cycles / phases of the teaching career, two in the initial cycle, two in the intermediate cycle and two in the final cycle of the teaching career. The teachers, participating in the research, are also active participants in the extension project: Formation Cycles in Science Teaching at the Federal University of the Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo / RS. In the Formative Cycles, teachers, teachers of Basic Education in the CNT area and graduates in Biological Sciences, Chemistry and Physics participate in a collaborative and shared way. This program focuses on ResearchFormation-Action (IFA). Our object of research is the oral narratives of the teachers participating in our investigation, which were built from a conversation / dialogue, where they were instigated to report their life stories, turning more precisely to their formation (initial and continuing education), teaching in Sciences (being a teacher) and its practices. These conversations were recorded, transcribed and analyzed through thematic content analysis, which configures this research as being of a qualitative nature. The teachers' narratives demonstrated the potential of the IFA as one of the possible paths for the DPD, recurring our defense in betting on a continuous formation of teachers with shared and collaborative bias, based on the IFA. The constituent elements of this formation model point to the improvement of action, through critical reflection and the investigation of the practices of these professionals, from the school context, in addition to expanding their formative horizons, assuming themselves as teachers in constant formation.
Palavras-chave: Formação continuada do Professor
Formação de professores
Ensino
Ciência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4816
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIOTROWSKI.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.