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Tipo: Dissertação
Título: A constituição docente de professores de ciências e matemática em formação continuada
Autor(es): Santos, Rafael Marques dos
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Primeiro coorientador: Bonotto, Danusa de Lara
Primeiro membro da banca: Emmel, Rúbia
Segundo membro da banca: Halmenschlager, Karine Raquiel
Resumo: Este estudo trata-se de uma investigação sobre o processo formativo de professores de Ciências e Matemática a partir da produção de narrativas, considerando a necessidade de pensar acerca da formação continuada e quais elementos contribuem para a constituição profissional docente. Assim, propõem-se diálogos com vários teóricos dentre eles, destaca-se como marco referencial António Nóvoa por defender as narrativas na formação continuada e profissional docente como potenciais para a reflexão da própria prática educativa. Desse modo, objetiva-se compreender o que revelam as narrativas de professores de Ciências e Matemática, em formação continuada, sobre sua constituição docente. Para tal, busca-se responder às seguintes questões: Como são abordadas as temáticas Formação continuada de professores de Matemática, narrativas e constituição docente nas dissertações e teses no período de 2009 a 2019? Quais saberes docentes estão expressos nas narrativas na forma de entrevistas e da escrita de memoriais de professores de Ciências e Matemática? Quais são as implicações das narrativas para a constituição docente? Como os elementos do trabalho docente se apresentam nas narrativas dos professores? O presente estudo caracteriza-se como pesquisa de natureza qualitativa, por preocupar-se em retratar a perspectiva dos sujeitos investigados. Para além do mapeamento bibliográfico a constituição dos dados se deu por meio das narrativas de 20 professores de Ciências e Matemática, os quais participaram do programa de formação continuada denominado “Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática'' na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. Nesse coletivo participam de modo colaborativo e compartilhado professores da educação básica, licenciandos e professores formadores. Os dados são analisados segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo conforme Laurence Bardin seguindo três etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Evidencia-se ao longo do estudo as concepções de pesquisadores por meio de um mapeamento bibliográfico sobre a temática pesquisada a fim de reconhecer as pesquisas brasileiras acerca das narrativas no contexto de formação continuada. Os autores das pesquisas defendem em seus trabalhos que as narrativas quando adotadas no âmbito de formação docente para um viés formativo são potenciais. Já nas narrativas dos professores investigados, a partir da leitura aprofundada dos referenciais que fundamentam a temática e do diálogo estabelecido entre estes referenciais e os dados empíricos reconhecemos a compreensão: i) da mobilização e transformação do amálgama dos saberes da docência, a partir das vivências, experiências e reflexões advindas da prática pedagógica; ii) das implicações das narrativas para o processo de constituição docente visto o movimento reflexivo sobre e para a prática pedagógica; iii) dos elementos que constituem o trabalho docente, os quais possibilitam compreender as condições do exercício da docência, bem como, revelam possibilidades aos profissionais para encarar o espaço escolar como ambiente de trabalho, de (auto)formação e de realização profissional. A partir disso, destaca-se que as narrativas tanto na forma oral como escrita permitiram melhor compreender o processo de constituição docente.
Abstract/Resumen: This study is an investigation into the formative process of Science and Mathematics teachers from the production of narratives, considering the need to think about continuing education and which elements contribute to the professional formation of teachers. Thus, dialogues are proposed with various theorists among them, António Nóvoa stands out as a benchmark for defending the narratives in continuing education and professional teaching as potential for reflection on the educational practice itself. Thus, the objective is to understand what the narratives of Science and Mathematics teachers, in continuing education, reveal about their teaching constitution. To this end, we seek to answer the following questions: How are the themes Continuing Education of Mathematics Teachers addressed, narratives and teacher constitution in dissertations and theses in the period from 2009 to 2019? What teaching knowledge is expressed in the narratives in the form of interviews and the writing of memorials by Science and Mathematics teachers? What are the implications of narratives for teacher constitution? How do the elements of teaching work present themselves in the teachers' narratives? This study is characterized as a qualitative research, as it is concerned with portraying the perspective of the investigated subjects. In addition to the bibliographic mapping, the constitution of the data took place through the narratives of 20 Science and Mathematics professors, who participated in the continuing education program called “Training Cycles in Science and Mathematics Teaching” at the Federal University of Fronteira Sul – Cerro Largo Campus. In this collective, teachers of basic education, undergraduates and teacher trainers participate in a collaborative and shared way. The data are analyzed according to the procedures of Content Analysis according to Laurence Bardin, following three steps: pre-analysis, material exploration, treatment of the obtained results and interpretation. Throughout the study, researchers' conceptions are evidenced through a bibliographic mapping on the researched theme in order to recognize Brazilian researches about narratives in the context of continuing education. The authors of the research argue in their work that narratives when adopted in the context of teacher education for a formative bias are potential. In the narratives of the investigated teachers, from the in-depth reading of the references that underlie the theme and the dialogue established between these references and the empirical data, we recognize the understanding: i) of the mobilization and transformation of the amalgamation of teaching knowledge, based on the experiences, experiences and reflections arising from the pedagogical practice; ii) the implications of thenarratives for the process of teacher constitution, considering the reflexive movement on and for pedagogical practice; iii) the elements that constitute the teaching work, which make it possible to understand the conditions of teaching practice, as well as reveal possibilities for professionals to face the school space as a work environment, of (self)training and of professional fulfillment. From this, it is highlighted that the narratives both in oral and written form allowed a better understanding of the process of teacher constitution.
Palavras-chave: Educação permanente
Formação continuada do Professor
Narrativa
Ensino
Ciência
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4817
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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