Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4819
Type: Monografia
Título : Saberes e educação do campo no ensino de ciências: uma análise de um livro didático do ensino fundamental
Author: Lassig, Raquel Ferron
First advisor: München, Sinara
metadata.dc.contributor.referee1: Coan, Cherlei M.
metadata.dc.contributor.referee2: Schirmer, Saul Benhur
Resume: Na realidade educacional brasileira – especialmente nas escolas públicas – o livro didático ainda é um dos poucos recursos de que os professores dispõem e, em muitas situações, serve como um roteiro didático, um manual a ser seguido. É nesse contexto que se fazem necessários questionamentos do tipo: como a realidade do campo é abordada no livro didático? De que maneiras as populações camponesas são inseridas no material e com qual objetivo? É possível, a partir do material didático disponibilizado aos alunos das escolas públicas do Brasil, pensar em educação do campo? É a partir dessas questões que se organiza esta pesquisa, a qual se dedica a analisar o livro didático “Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano”, de autoria de Eduardo Leite do Canto e Laura Celloto Canto e publicado em 2018 pela Editora Moderna. A pesquisa é de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa documental. A análise foi feita com a investigação de palavras-chave relacionadas à realidade do campo, como agricultura, meio ambiente, campo, dentre outras, para identificar quais/quantas/como estão relacionadas com o tema do trabalho e em que contexto; e por imagens que possam ter algum tipo de correlação com a vida no campo, qualificando-as como ilustrativa, reflexiva ou inoperante. Os resultados obtidos apontam para o silenciamento às questões da vida da população camponesa. A realidade do campo, em sua ampla diversidade é apenas superficialmente abordada, sempre projetando o espectro relacionado ao agronegócio. As populações camponesas, de fato, agentes do contexto campo para quem se almeja um modelo educacional libertador, são quase que integralmente ignorados pelo material didático.
Resumen : In the Brazilian educational reality - especially in public schools - the textbook is still one of the few resources that teachers dispose and, in many situations, it serves as a didactic guide, a manual to be followed. It is in this context that questions emerge such as: how is the reality of the countryside addressed in the textbook? In what ways are peasant populations inserted at the didactic material and for what purpose? Is it possible, based on the teaching material available to students in public schools in Brazil, to think about rural education? It is from these questions that this research is organized, which is dedicated to analyzing the textbook “Natural Sciences: learning from everyday life”, by Eduardo Leite do Canto and Laura Celloto Canto and published in 2018 by Editora Moderna. The research has a qualitative approach and characterized as a documentary research. An analysis was carried out with an investigation of keywords related to the reality of the countryside, such as agriculture, environment, among others, to identify which / how are related to the theme of this research and in which context; and by images that may have some kind of correlation with country life, qualifying them as illustrative, reflective or inoperative. The results obtained point to the silencing of issues related to the life of the peasant population. The reality of the countryside, in its wide diversity, is only superficially approached, always projecting the spectrum related to agribusiness. Peasant populations, in fact, agents of the rural context for those who aspire for a liberating educational model, are almost entirely ignored by the teaching material.
Palabras clave : ciências da natureza
docência
escola do campo
material didático PNLD.
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4819
Fecha de publicación : oct-2021
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LASSIG.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.