Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4827
Tipo: Monografia
Título: Escola do campo: a sala de aula como prática de preseservação da língua Kaingang
Autor(es): Tedesco, Valdemor
Primeiro Orientador: Santos, Almir Paulo dos
Primeiro membro da banca: Prsybyciem, Moises Marques
Segundo membro da banca: Hammes, Elisabete Cristina
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso busca ampliar os elementos sobre a preservação da língua Kaingang a partir das práticas de ensino aprendizagem em escolas da Educação do e no Campo. Tem por objetivo identificar nas práticas pedagógicas de professores de língua Kaingang em escolas do e no campo, quais estratégias que estão sendo utilizadas para a preservação e manutenção da língua Kaingang. Focaliza localizar os elementos que permitem a continuidade da língua materna e da cultura dos povos originários, a partir do olhar de professores Kaingang que atuam nas práticas de ensino aprendizagem e na gestão em escolas do e no campo. A abordagem metodológica desenvolvida é a qualitativa, de natureza exploratória. O instrumento utilizado para essa coleta/construção, foi a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Para a coleta de dados foram utilizados como fontes de informação dois professores indígenas que atuam em escolas na comunidade de falantes da língua Kaingang do município de Nonoai/RS. As respostas foram analisadas na perspectiva da análise de conteúdo (Bardin 2016), buscando apontar os elementos que se destacam, na percepção dos entrevistados, sobre as ações que ocorrem para a manutenção da língua materna, no caso deste estudo, a língua Kaingang, ou seu esquecimento. Entre os elementos apontados, um deles refere-se às mudanças que foram ocorrendo com chegada das escolas nas comunidades indígenas, considerando que o espaço educativo se desloca da comunidade para as quatro paredes do espaço escolar, ocasionando uma maior dificuldade de ser repassado os conhecimentos culturais e da língua dos mais velhos para os mais novos. Por isso, a importância dessa pesquisa, como necessidade de aulas específicas da língua Kaingang nos espaços das práticas de ensino aprendizagem, no contexto escolar. Além disso, outro fator que influenciou na perda da identidade é a modernidade e os impactos das novas tecnologias, onde a língua e cultura são outras. No entanto, a Educação do Campo vem com uma proposta de que a educação seja construída pelo povo indígena, na comunidade indígena, com uma educação voltada para a realidade, que atenda às necessidades deste povo. A escola e seus profissionais, também fortalecem a preservação, quando incentivam as famílias a retomar sua cultura e sua língua, conectando a atividades práticas de seus alunos, com no contexto familiar. Escola e família, devem estar conectados para a preservação da língua e da cultura. Entendemos que a sala de aula poderá contribuir para a preservação da língua Kaingang, mantendo a utilização da língua materna, na medida onde a formação de seus professores possa também acontecer na sua língua, bem como a produção de material e disponibilidade de textos, de forma que o conhecimento impresso e digital também abarque a história de seu povo, suas tecnologias, conhecimentos, saberes e práticas. A formação docente, para tanto, também necessita acompanhar estas demandas.
Abstract/Resumen: This Course Completion work seeks to expand the elements on the preservation of the Kaingang language from the teaching-learning practices in Education schools in and in the countryside. It aims to identify, in the pedagogical practices of Kaingang language teachers in schools in and in the countryside, which strategies are being used for the preservation and maintenance of the Kaingang language. It focuses on locating the elements that allow the continuity of the mother tongue and the culture of native peoples, from the perspective of Kaingang teachers who work in teaching-learning practices and in management in schools in and in the countryside. The methodological approach developed is qualitative, exploratory in nature. The instrument used for this collection/construction was the application of semi-structured interviews. For data collection, two indigenous teachers who work in schools in the community of speakers of the Kaingang language in the municipality of Nonoai/RS were used as sources of information. The answers were analyzed from the perspective of content analysis (Bardin 2016), seeking to point out the elements that stand out, in the interviewees' perception, about the actions that occur to maintain the mother tongue, in the case of this study, the Kaingang language, or your forgetfulness. Among the elements mentioned, one of them refers to the changes that have occurred with the arrival of schools in indigenous communities, considering that the educational space moves from the community to the four walls of the school space, causing greater difficulty in passing on cultural knowledge and from the language of the oldest to the youngest. Therefore, the importance of this research, as a need for specific classes of the Kaingang language in the spaces of teaching-learning practices, in the school context. Furthermore, another factor that influenced the loss of identity is modernity and the impacts of new technologies, where language and culture are different. However, Educação do Campo comes with a proposal that education be built by the indigenous people, in the indigenous community, with an education focused on reality, which meets the needs of these people. The school and its professionals also strengthen preservation, when they encourage families to return to their culture and language, connecting their students' practical activities with the family context. School and family must be connected for the preservation of language and culture. We understand that the classroom can contribute to the preservation of the Kaingang language, maintaining the use of the mother tongue, as the training of its teachers can also take place in their language, as well as the production of material and availability of texts, in a way that print and digital knowledge also encompass the history of its people, their technologies, knowledge, knowledge and practices. Therefore, teacher education also needs to keep up with these demands.
Palavras-chave: Educação do Campo
Língua Kaingang
Bilinguismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4827
Data do documento: Out-2021
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEDESCO.pdf793,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.