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Tipo: Tese
Título: Processo de investigação-formação-ação docente: uma perspectiva de constituição do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo
Autor(es): Bervian, Paula Vanessa
Primeiro Orientador: Araújo, Maria Cristina Pansera de
Primeiro membro da banca: Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Segundo membro da banca: Bianchi, Vidica
Terceiro membro da banca: Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
Quarto membro da banca: Anastácio, Zélia Ferreira Caçador
Resumo: A pesquisa insere-se na linha 1, Desenvolvimento de Currículo e Formação de Professores, do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Investigamos as compreensões dos professores de Ciências, em formação inicial e continuada, sobre constituição do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK), em processos interativos de investigação-formação-ação (IFA) com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). Questionamos: Quais são as evidências de que processos interativos da IFA, com as TIC, desenvolvidos e significados por professores de Ciências, na Educação Básica e Superior, constituem o TPACK? É uma pesquisa qualitativa fundamentada no referencial da IFA (GÜLLICH, 2012, 2013), framework TPACK (MISHRA; KOEHLER, 2006) e abordagem histórico-cultural em Vigotski (2007) e Wertsch (1998). A IFA foi desenvolvida numa comunidade autorreflexiva constituída pela tríade de interação (ZANON, 2003; LEITE; ZANON, 2018), constituída de professores de Ciências da Natureza, bolsistas ou colaboradores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto Ciências Biológicas. Realizamos nove encontros formativos e audiogravados, em 2017/2, sobre o papel das TIC, na constituição de professores de Ciências. Analisamos as transcrições das áudio-gravações; respostas aos questionários iniciais; comentários às questões no facebook; registros dos diários de bordo e transcrições dos grupos focais. Estes analisados a partir da: análise textual discursiva (ATD) (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2016), que consiste na produção de compreensão do fenômeno investigado, desde a unitarização, categorização das informações e produção de sínteses compreensivas (metatextos) e análise microgenética (GÓES, 2000), para identificar evidências de interação e desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. As interlocuções entre os professores desencadearam movimentos reflexivos, propiciando a evolução da compreensão conceitual sobre TPACK e TIC como instrumentos culturais de desenvolvimento cognitivo, constantemente apropriados e ressignificados, na atuação profissional. Os processos formativos de IFA, pela reflexão e interação, constituíram novos ciclos autorreflexivos de conhecimentos de professor de Ciências, influenciados pela interdependência entre os fatores contextuais – intrapessoais, interpessoais, culturais/institucionais e físico/tecnológicos. As discussões promoveram o aprofundamento teórico, num trabalho com TIC, em processos interativos de IFA, no Ensino de Ciências, visando à ressignificação dos entendimentos sobre a constituição do TPACK na formação inicial e continuada. Evidenciamos no processo intencional estabelecido pela IFA, inter-relações entre os elementos estruturantes – disposição pessoal, interposição profissional, composição pedagógica, recomposição investigativa e exposição pública – como constituintes da formação de professores. Estes elementos propiciam novos ciclos na espiral autorreflexiva da constituição dos conhecimentos de professor, a compreensão das TIC como instrumentos culturais de desenvolvimento cognitivo e a implementação do modelo Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências (IFAEC), em que a formação acontece no desenvolvimento do currículo. A proposição do modelo IFAEC foi possível devido à intencionalidade do movimento de IFA, pela articulação entre a formação docente no desenvolvimento do currículo, na perspectiva histórico-cultural. Este movimento reflexivo problematiza a formação, num processo colaborativo, pela tríade de interação entre os professores. O IFAEC torna-se profícuo pelo processo reflexivo e colaborativo, com aprofundamentos investigativos apropriados para propiciar o desenvolvimento cognitivo dos alunos da Educação Básica e licenciandos, no Ensino Superior.
Abstract/Resumen: The research is in line 1, Curriculum Development and Teacher Training, of the Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). We investigated the understanding of science teachers, in initial and continuing education, about the constitution of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), in interactive action-research-training (ART) processes with information and communication technologies (ICT). We question: What is the evidence that interactive processes of ART, with ICT, developed and signified by science teachers in Basic and Higher Education, constitute TPACK? It is a qualitative research based on the IFA framework (GÜLLICH, 2012, 2013), TPACK framework (MISHRA; KOEHLER, 2006) and historical-cultural approach in Vigotski (2007) and Wertsch (1998). The IFA was developed in a self-reflective community consisting of the interaction triad (ZANON, 2003; LEITE; ZANON, 2018), consisting of teachers of Natural Sciences, fellows or collaborators of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Biological Sciences subproject. We held nine formative and audio-recorded meetings in 2017/2 on the role of ICT in the constitution of science teachers. We analyze the transcriptions of audio-recordings; answers to initial questionnaires; comments to questions on facebook; logbooks and focus group transcripts. These analyzed from the discursive textual analysis (DTA) (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2016), which consists in the production of understanding of the investigated phenomenon, since the unitarization, categorization of information and production of comprehensive syntheses (metatext) and microgenetic analysis (GÓES, 2000), to identify evidence of interaction and cognitive development of the subjects. The interlocutions between the teachers triggered reflexive movements, propitiating the evolution of the conceptual understanding about TPACK and ICT as cultural instruments of cognitive development, constantly appropriated and resignified, in the professional practice. The formative processes of IFA, through reflection and interaction, constituted new self-reflexive cycles of science teacher knowledge, influenced by the interdependence between contextual factors - intrapersonal, interpersonal, cultural/institutional and physical/ technological. The discussions promoted the theoretical deepening, in a work with ICT, in interactive processes of IFA, in Science Teaching, aiming at the resignification of the understandings about the constitution of TPACK in the initial and continuous formation. We highlight in the intentional process established by the IFA, interrelations between the structuring elements – personal disposition, professional interposition, pedagogical composition, investigative recomposition and public exposure - as constituents of teacher education. These elements provide new cycles in the self-reflective spiral of the constitution of teacher knowledge, the understanding of ICT as cultural instruments of cognitive development and the implementation of the actionresearch-training model in the teaching of science (ARTTS), in which training happens in development of the curriculum. The proposition of the ARTTS model was made possible due to the intentionality of the IFA movement, through the articulation between teacher education in curriculum development, in the historical-cultural perspective. This reflexive movement problematizes the formation, in a collaborative process, by the triad of interaction between the teachers. The ARTTS becomes fruitful by the reflective and collaborative process, with appropriate investigative deepening to provide the cognitive development of students of Basic Education and graduate students in Higher Education.
Palavras-chave: Currículo
Formação de professores
Construção do conhecimento
Ensino
Ciência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Sigla da Instituição: UNIJUÍ
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4865
Data do documento: 2019
Nível: Doutorado
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