Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4877
Tipo: Monografia
Título: Inteligência emocional e desempenho no trabalho: uma análise em tempos de home office e pandemia
Autor(es): Viecili, Carine
Primeiro Orientador: Maia, Tatiane Silva Tavares
Primeiro membro da banca: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Segundo membro da banca: Laimer, Viviane Rossato
Resumo: Os estudos relacionados à inteligência emocional (IE) e de suas respectivas competências, associadas ao desempenho no trabalho, tem aumentado. O momento caracterizado pela pandemia de coronavírus (Covid­19) aflorou essa necessidade, uma vez que novos cenários laborais foram compostos, como o do home office, a fim de tornar possível a manutenção dos trabalhos e do funcionamento das organizações, em meio a um período repleto de adequações em função da pandemia. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a possível relação de favorecimento da inteligência emocional para o desempenho no trabalho, em tempos de pandemia e home office, por meio do exame dos impactos causados na vida dos indivíduos, por passar a trabalhar remotamente, bem como das variações emocionais ocorridas nessa circunstância, correlacionando isso a características e competências alusivas à IE. Para tal, este estudo qualitativo, de caráter aplicado, por meio de uma entrevista semiestruturada, apresentou relatos de dez empregados de uma empresa de serviço público industrial, que vivenciaram a experiência do home office, desde março de 2020. Aflições e desassossegos estiveram presentes no cotidiano dos participantes da pesquisa, mas através de comportamentos e atitudes inteligentes emocionalmente, foi possível para estes, a superação de desafios e a preservação do desempenho no trabalho. Os resultados permitiram a constatação da relação das competências da inteligência emocional com o desempenho do trabalho em home office, no período intenso e tumultuado da pandemia.
Abstract/Resumen: Studies related to emotional intelligence (EI) and it’s respective competencies, associated with work performance, have increased. The moment characterized by the coronavirus pandemic (Covid­19) brought to the surface this need, as new work scenarios were created, such as the home office, in order to make it possible to maintain the work and operation of organizations, in the middle of a period full of adjustments due to the pandemic. The present research aimed to analyze the possible connection of favoring emotional intelligence for performance at work, in times of pandemic and home office, through the examination of the impacts caused in the lives of individuals, by starting to perform work remotely, as well the variations that occurred in this circumstance, correlating this with characteristics and competences alluding to EI. To this end, this qualitative, applied study, through a semi­structured interview, presented reports from ten employees of an industrial public service company, who experienced the home office experience, since March 2020. Afflictions and unrestness were present in the daily lives of research's participants, but through emotionally intelligent behaviors and attitudes, it was possible for them to overcome challenges and preserve their performance at work. The results allowed the verification of the relation between emotional intelligence skills and home office work performance, during the intense and tumultuous period of the pandemic.
Palavras-chave: Pandemia
Covid-19
Inteligência emocional
Trabalho em home office
Qualidade de vida no trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4877
Data do documento: 5-Out-2021
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIECILI.pdf558,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.