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Type: Monografia
Title: Flexibilidade estratégica e inovação do modelo de negócios em micro e pequenas empresas de Chapecó-SC
Author: Dal Ponte, Mariana
First advisor: Tosta, Humberto Tonani
metadata.dc.contributor.referee1: Dall"Agnol, Roberto Mauro
metadata.dc.contributor.referee2: Maia, Fabrício Simplício
Resume: O surgimento da pandemia do novo coronavírus restringiu as atividades de muitas empresas, incitando-as a buscar maneiras de se adaptar para permanecerem ativas. Diante desse contexto, este estudo buscou descrever quais ações estratégicas as micro e pequenas empresas de Chapecó-SC desenvolveram e como seus modelos de negócios foram inovados durante o período de crise. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco gestores selecionados intencionalmente e os dados obtidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a flexibilidade estratégica interna foi um fator determinante para que as ações estratégicas que visavam a manutenção das atividades pudessem ser empregadas e que as inovações identificadas foram elementos novos para as empresas - não para o mercado ou para o mundo - e ocorreram principalmente pela utilização de recursos tecnológicos e da oferta de novos produtos ou serviços.
Abstract: The emergence of the new coronavirus pandemic has restricted the economic activities of many companies, prompting them to search for ways to remain active. Given this scenario, this study aimed to describe the strategies developed by micro and small enterprises from Chapecó-SC and how their business models were innovated during the crisis period. To achieve its purpose, semi-structured interviews were conducted with five managers intentionally selected and the data obtained were analyzed using the content analysis method. The results revealed that having internal strategic flexibility was fundamental for the maintenance of their activities and that the innovations identified were new elements for the companies - not for the world or the market -, and were mainly the use of technological resources and offer of new products and services.
Keywords: Pandemia
Covid-19
Inovação
Microempresas
Produção (economia)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4882
Issue Date: 6-Oct-2021
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