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Tipo: Monografia
Título: Rastreio do risco para transtorno do espectro autista na educação infantil
Autor(es): Cabral, Samira Bezerra
Primeiro Orientador: Lima, Marcela Monteiro Gonçalves de
Primeiro coorientador: Lindemann, Ivana Loraine
Primeiro membro da banca: Lima, Marcela Monteiro Gonçalves de
Segundo membro da banca: Marchezan, Josemar
Terceiro membro da banca: Dozza, Ana Luísa Casado Brasil
Resumo: Verificar a prevalência do risco para Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças entre 16 e 30 meses. Métodos: Estudo transversal realizado entre março e abril de 2021 nas escolas de educação infantil do município de Passo Fundo, RS, com alunos regularmente matriculados. Foi utilizada a escala de rastreio Modified Checklist for Autism in Toddlers – M-Chat e com base na pontuação foram identificadas crianças que possuem risco para o TEA. Resultados: A amostra foi composta por 92 crianças, predominantemente do sexo masculino (57,6%), entre 16 e 24 meses (72,8%) e na escala M-Chat, 16,3% pontuaram positivamente. Conclusões: Este estudo demonstrou resultado de triagem com prevalência de risco de TEA maior do que a encontrada em estudos prévios.
Abstract/Resumen: To verify the prevalence of risk for Autistic Spectrum Disorder (ASD) in children between 16 and 30 months. Methods: Cross-sectional study carried out between March and April 2021 in early childhood education schools in the city of Passo Fundo, RS, with regularly enrolled students. A Modified Checklist for Autism in Young Children - M-Chat screening scale and based on the score of children at risk for ASD was used. Results: The sample consisted of 92 children, predominantly male (57.6%), aged between 16 and 24 months (72.8%) and on the M Chat scale, 16.3% scored positively. Conclusions: This study indicates the screening result with a higher prevalence of risk of ASD than that found in previous studies.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Educação infantil
Transtornos do neurodesenvolvimento ver Transtornos mentais diagnosticados na infância
Transtornos mentais diagnosticados na infância
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4937
Data do documento: 2021
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