Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sartori, Jerônimo-
dc.creatorVenturin, Simone-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-06T13:49:54Z-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2022-01-06T13:49:54Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4952-
dc.description.resumoEsse artigo reflete sobre o trabalho do coordenador pedagógico na perspectiva da gestão democrática, dialogando com a formação continuada de coordenadores pedagógicos da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, desenvolvida a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Essa formação foi intitulada: “O trabalho do Coordenador Pedagógico: formação continuada na escola” e realizada entre os meses de dezembro de 2020 e julho de 2021. O objetivo do estudo é compreender como o curso de formação continuada contribuiu para o entendimento da função exercida na escola pelo coordenador pedagógico. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada através de estudo bibliográfico e análise de dados produzidos por meio de um questionário avaliativo da formação. As referências que nos possibilitaram a realização desse trabalho foram: Saviani (1980), Orsolon (2006), Libâneo (2008), Cury (2007), Placco; Souza e Almeida (2012), Sartori; Pagliarin (2016), entre outros. Entre os achados do estudo fica o destaque da relevância da formação, mesmo em condições de trabalho não adequadas para o exercício da ação coordenadora. Pontuamos a necessidade de formações continuadas que possam colaborar com o entendimento da função do coordenador pedagógico na escola e o auxílio nas questões advindas dessa função.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T15:36:28Z No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 185556 bytes, checksum: a194cdb397648c8f5f1ee2741fe2f7f2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T13:49:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 185556 bytes, checksum: a194cdb397648c8f5f1ee2741fe2f7f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-06T13:49:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 185556 bytes, checksum: a194cdb397648c8f5f1ee2741fe2f7f2 (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProcesso pedagógicopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleFormação continuada de coordenadores pedagógicospt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VENTURIN.pdf181,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.