Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4952
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.creator | Venturin, Simone | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T13:49:54Z | - |
dc.date.available | 2021-12-28 | - |
dc.date.available | 2022-01-06T13:49:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4952 | - |
dc.description.resumo | Esse artigo reflete sobre o trabalho do coordenador pedagógico na perspectiva da gestão democrática, dialogando com a formação continuada de coordenadores pedagógicos da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, desenvolvida a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Essa formação foi intitulada: “O trabalho do Coordenador Pedagógico: formação continuada na escola” e realizada entre os meses de dezembro de 2020 e julho de 2021. O objetivo do estudo é compreender como o curso de formação continuada contribuiu para o entendimento da função exercida na escola pelo coordenador pedagógico. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada através de estudo bibliográfico e análise de dados produzidos por meio de um questionário avaliativo da formação. As referências que nos possibilitaram a realização desse trabalho foram: Saviani (1980), Orsolon (2006), Libâneo (2008), Cury (2007), Placco; Souza e Almeida (2012), Sartori; Pagliarin (2016), entre outros. Entre os achados do estudo fica o destaque da relevância da formação, mesmo em condições de trabalho não adequadas para o exercício da ação coordenadora. Pontuamos a necessidade de formações continuadas que possam colaborar com o entendimento da função do coordenador pedagógico na escola e o auxílio nas questões advindas dessa função. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T15:36:28Z No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 185556 bytes, checksum: a194cdb397648c8f5f1ee2741fe2f7f2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T13:49:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 185556 bytes, checksum: a194cdb397648c8f5f1ee2741fe2f7f2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-06T13:49:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VENTURIN.pdf: 185556 bytes, checksum: a194cdb397648c8f5f1ee2741fe2f7f2 (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Processo pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de coordenadores pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VENTURIN.pdf | 181,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.