Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4953
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Relações interpessoais: um desafio para o gestor escolar |
Author: | Rocha, Eunice Radomski da |
First advisor: | Loss, Adriana Salete |
Resume: | O presente texto intitulado “Relações interpessoais: um desafio para o gestor escolar” é resultado da pesquisa realizada com nove gestores das escolas de Educação Infantil do município de Erechim, localizada na região norte do Rio Grande do Sul. O problema de pesquisa versou sobre a indagação: Quais as percepções de gestores sobre a interferência das relações interpessoais na gestão escolar? A investigação teve, como objetivo, identificar e analisar as interferências das relações interpessoais na gestão escolar. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-interpretativa, teve, como procedimento, o estudo bibliográfico com base em autores como Cury (2000), Libâneo (2011), Paro (2017), entre outros, visando compreender o universo da gestão escolar. E, quando se refere à inteligência emocional, as interferências nas relações interpessoais, buscou-se os estudos de autores como Goleman (2011), Chabot e Chabot (2005), a pesquisa de campo realizou-se a partir da entrevista semiestruturada. A análise dos dados deu-se com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados da pesquisa apontam que realmente os gestores encontram desafios nas relações humanas, sinalizando debates sobre autoconhecimento e formações na área das emoções. |
Keywords: | Gestão escolar Gestão Democrática Relações Interpessoais |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4953 |
Issue Date: | Dec-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.