Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4953| Type: | Artigo Cientifico | 
| Title: | Relações interpessoais: um desafio para o gestor escolar | 
| Author: | Rocha, Eunice Radomski da | 
| First advisor: | Loss, Adriana Salete | 
| Resume: | O presente texto intitulado “Relações interpessoais: um desafio para o gestor escolar” é resultado da pesquisa realizada com nove gestores das escolas de Educação Infantil do município de Erechim, localizada na região norte do Rio Grande do Sul. O problema de pesquisa versou sobre a indagação: Quais as percepções de gestores sobre a interferência das relações interpessoais na gestão escolar? A investigação teve, como objetivo, identificar e analisar as interferências das relações interpessoais na gestão escolar. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-interpretativa, teve, como procedimento, o estudo bibliográfico com base em autores como Cury (2000), Libâneo (2011), Paro (2017), entre outros, visando compreender o universo da gestão escolar. E, quando se refere à inteligência emocional, as interferências nas relações interpessoais, buscou-se os estudos de autores como Goleman (2011), Chabot e Chabot (2005), a pesquisa de campo realizou-se a partir da entrevista semiestruturada. A análise dos dados deu-se com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados da pesquisa apontam que realmente os gestores encontram desafios nas relações humanas, sinalizando debates sobre autoconhecimento e formações na área das emoções. | 
| Keywords: | Gestão escolar Gestão Democrática Relações Interpessoais | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Acronym of the institution: | UFFS | 
| College, Institute or Department: | Campus Erechim | 
| Type of Access: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4953 | 
| Issue Date: | Dec-2021 | 
| Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.