Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4955
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A relação entre a gestão escolar e as práticas interdisciplinares em escolas Públicas Municipais do Norte Gaúcho
Autor(es): Menegas, Rômulo
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: O presente estudo versa sobre a relação entre a gestão escolar e as práticas interdisciplinares em escolas públicas municipais do norte gaúcho. O problema central está pautado na seguinte pergunta: como ocorre a relação da gestão escolar com a organização e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares em escolas públicas municipais do norte gaúcho? E, portanto, objetiva compreender essa relação, propondo-se a identificar como se dá a formação inicial e continuada dos gestores escolares das instituições analisadas; problematizar a prática interdisciplinar e analisar o potencial interdisciplinar no atual modelo curricular e na organização do cotidiano das instituições de ensino. A pesquisa possui abordagem qualitativa, baseia-se no método de estudos multicasos e utiliza a técnica dequestionário aberto como procedimento técnico de coleta de informações. Para isso, participaram três gestores escolares, cada um representando uma instituição de ensino público de diferentes municípios. Como resultado, o artigo identificou falhas na formação inicial e continuada dos gestores, falta de orientação nos rumos dos objetivos e tomada de decisão por parte deles e que ainda estamos longe de atingirmos a transformação interdisciplinar e a superação da fragmentação do saber nos espaços escolares.
Palavras-chave: Práticas Interdisciplinares
Gestão Escolar
Organização
Escolas Públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4955
Data do documento: Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENEGAS.pdf398,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.