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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A gestão escolar democrática: dimensões teóricas, desafios e possibilidades de uma agenda contemporânea.
Autor(es): Bertolassi, Gabriele Marina
Primeiro Orientador: Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da
Resumo: A Gestão Escolar Democrática é um princípio que orienta as escolas públicas, embasado legalmente e que conta com categorias de participação colegiada, sendo regido pela descentralização, autonomia, transparência e pluralidade. A efetivação da Gestão Escolar Democrática no sistema de ensino associa-o à própria democracia social. Ao examinar tal situação, este estudo ressalta o problema de pesquisa a seguir: quais seriam as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar Democrática e quais os desafios impostos aos gestores na agenda contemporânea? Como hipótese, defende-se que a Gestão Escolar Democrática é uma dinâmica sustentada no diálogo, na participação ativa dos sujeitos escolares, na construção coletiva de procedimentos e na elaboração de canais de comunicação, favorecendo a democracia. O objetivo geral é discutir as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar de modo a refletir sobre o papel que o gestor deve desempenhar para sua efetivação. No que se refere ao estabelecimento de objetivos específicos, evidenciam-se: contextualizar os fundamentos históricos da Gestão Escolar Democrática; verificar os conceitos associados à Gestão Escolar Democrática; designar a função da Gestão Escolar Democrática no ambiente escolar, investigar a função do gestor democrático e seus desafios no contexto escolar e analisar os princípios da Gestão Escolar Democrática. A Revisão Bibliográfica Narrativa, também conhecida por Revisão de Literatura, é o procedimento metodológico definido para esta pesquisa. Isto posto, a escola pública é o melhor espaço para lutar pela igualdade social, uma escola democrática compromete-se com a cultura, na transmissão de saberes com significado, a despeito de interesses particulares, na busca da evolução do homem.
Palavras-chave: Democracia
Educação
Gestão Escolar Democrática
Participação
Projeto Político-Pedagógico.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4956
Data do documento: Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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