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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4956
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A gestão escolar democrática: dimensões teóricas, desafios e possibilidades de uma agenda contemporânea. |
Autor(es): | Bertolassi, Gabriele Marina |
Primeiro Orientador: | Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da |
Resumo: | A Gestão Escolar Democrática é um princípio que orienta as escolas públicas, embasado legalmente e que conta com categorias de participação colegiada, sendo regido pela descentralização, autonomia, transparência e pluralidade. A efetivação da Gestão Escolar Democrática no sistema de ensino associa-o à própria democracia social. Ao examinar tal situação, este estudo ressalta o problema de pesquisa a seguir: quais seriam as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar Democrática e quais os desafios impostos aos gestores na agenda contemporânea? Como hipótese, defende-se que a Gestão Escolar Democrática é uma dinâmica sustentada no diálogo, na participação ativa dos sujeitos escolares, na construção coletiva de procedimentos e na elaboração de canais de comunicação, favorecendo a democracia. O objetivo geral é discutir as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar de modo a refletir sobre o papel que o gestor deve desempenhar para sua efetivação. No que se refere ao estabelecimento de objetivos específicos, evidenciam-se: contextualizar os fundamentos históricos da Gestão Escolar Democrática; verificar os conceitos associados à Gestão Escolar Democrática; designar a função da Gestão Escolar Democrática no ambiente escolar, investigar a função do gestor democrático e seus desafios no contexto escolar e analisar os princípios da Gestão Escolar Democrática. A Revisão Bibliográfica Narrativa, também conhecida por Revisão de Literatura, é o procedimento metodológico definido para esta pesquisa. Isto posto, a escola pública é o melhor espaço para lutar pela igualdade social, uma escola democrática compromete-se com a cultura, na transmissão de saberes com significado, a despeito de interesses particulares, na busca da evolução do homem. |
Palavras-chave: | Democracia Educação Gestão Escolar Democrática Participação Projeto Político-Pedagógico. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4956 |
Data do documento: | Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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