Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4956
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A gestão escolar democrática: dimensões teóricas, desafios e possibilidades de uma agenda contemporânea. |
Author: | Bertolassi, Gabriele Marina |
First advisor: | Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da |
Resume: | A Gestão Escolar Democrática é um princípio que orienta as escolas públicas, embasado legalmente e que conta com categorias de participação colegiada, sendo regido pela descentralização, autonomia, transparência e pluralidade. A efetivação da Gestão Escolar Democrática no sistema de ensino associa-o à própria democracia social. Ao examinar tal situação, este estudo ressalta o problema de pesquisa a seguir: quais seriam as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar Democrática e quais os desafios impostos aos gestores na agenda contemporânea? Como hipótese, defende-se que a Gestão Escolar Democrática é uma dinâmica sustentada no diálogo, na participação ativa dos sujeitos escolares, na construção coletiva de procedimentos e na elaboração de canais de comunicação, favorecendo a democracia. O objetivo geral é discutir as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar de modo a refletir sobre o papel que o gestor deve desempenhar para sua efetivação. No que se refere ao estabelecimento de objetivos específicos, evidenciam-se: contextualizar os fundamentos históricos da Gestão Escolar Democrática; verificar os conceitos associados à Gestão Escolar Democrática; designar a função da Gestão Escolar Democrática no ambiente escolar, investigar a função do gestor democrático e seus desafios no contexto escolar e analisar os princípios da Gestão Escolar Democrática. A Revisão Bibliográfica Narrativa, também conhecida por Revisão de Literatura, é o procedimento metodológico definido para esta pesquisa. Isto posto, a escola pública é o melhor espaço para lutar pela igualdade social, uma escola democrática compromete-se com a cultura, na transmissão de saberes com significado, a despeito de interesses particulares, na busca da evolução do homem. |
Keywords: | Democracia Educação Gestão Escolar Democrática Participação Projeto Político-Pedagógico. |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4956 |
Issue Date: | Dec-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BERTOLASSI.pdf | 616.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.