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dc.contributor.advisor1Mohr, Naira Estela Roesler-
dc.creatorZahler, Sheila Milena Luckmann-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-06T14:01:14Z-
dc.date.available2021-12-30-
dc.date.available2022-01-06T14:01:14Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4958-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo os Planos Municipais de Educação (PME) dos 32 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), com foco na meta 19 que trata da Gestão Escolar. O objetivo principal foi analisar e discutir o conteúdo expresso nas propostas de governo aos municípios e os PMEs implantados. Assim, este estudo tratou de verificar as proximidades e divergências entre cada documento, bem como observar possíveis situações de ausência do tema da Gestão Escolar nestes materiais. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi de cunho qualitativo, sendo utilizados recursos da pesquisa documental e bibliográfica. Para o referencial teórico, priorizouse as abordagens de: Pereira (2018) que discute o compromisso que os municípios possuem com a educação; Libânio, Oliveira & Toschi (2009) que abordam o conceito de Gestão; Oliveira e Menezes (2018) que tematizam o conceito de Gestão Democrática. Para a pesquisa documental foram selecionados os Planos dos Governos Municipais dos candidatos a prefeito que foram eleitos em 2020 e os PMEs de cada respectivo município. Para a análise comparativa criou-se um quadro agrupando os resultados da seguinte forma: a) municípios em que os Planos de Governo Municipal citam o PME. b) municípios em que existem aproximações entre as metas dos Planos de Governo e dos PMEs; c) municípios que não possuem aproximações entre o conteúdo dos documentos estudados; d) municípios onde o Plano de Governo não foi encontrado no site do TRE. Partindo desta sistematização, apresentou-se e discutiu-se os resultados dos municípios que trazem em seu Plano de Governo menção a Meta 19, os que possuem consonância nos dois documentos analisados, e, aqueles que não possuem metas semelhantes no que diz respeito à Gestão da Educação. Para a metodologia de análise, fez-se um comparativo entre a bibliografia existente na área de estudo com os documentos analisados, sendo esses os PMEs e os Planos de Governos. Utilizou-se os apontamentos da autora Silva (2017) para discutir sobre a Gestão Democrática. Os resultados encontrados demonstraram que o percentual de Planos de Governo que apresentam em seu conteúdo referência ao PME é baixíssimo, porém em contrapartida, a proporção de Planos de Governo que trazem metas semelhantes às metas do PME é mais expressiva. Ainda, observou-se alguns municípios onde o Plano de Governo não foi encontrado e outros que não tem nenhuma semelhança entre os dois documentos estudados neste artigo. Neste sentido, entendemos como pertinente a ampliação de estudos e debates em torno deste tema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T16:05:30Z No. of bitstreams: 1 ZAHLER.pdf: 687672 bytes, checksum: 09dd05a1befbe719c04d65d9a2d86eb3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T14:01:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZAHLER.pdf: 687672 bytes, checksum: 09dd05a1befbe719c04d65d9a2d86eb3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-06T14:01:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZAHLER.pdf: 687672 bytes, checksum: 09dd05a1befbe719c04d65d9a2d86eb3 (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopt_BR
dc.subjectPlano de Governo Municipalpt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.titleA gestão escolar nos municípios da AMAU: entre o anunciado e o estabelecidopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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