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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4958
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A gestão escolar nos municípios da AMAU: entre o anunciado e o estabelecido |
Autor(es): | Zahler, Sheila Milena Luckmann |
Primeiro Orientador: | Mohr, Naira Estela Roesler |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo os Planos Municipais de Educação (PME) dos 32 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), com foco na meta 19 que trata da Gestão Escolar. O objetivo principal foi analisar e discutir o conteúdo expresso nas propostas de governo aos municípios e os PMEs implantados. Assim, este estudo tratou de verificar as proximidades e divergências entre cada documento, bem como observar possíveis situações de ausência do tema da Gestão Escolar nestes materiais. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi de cunho qualitativo, sendo utilizados recursos da pesquisa documental e bibliográfica. Para o referencial teórico, priorizouse as abordagens de: Pereira (2018) que discute o compromisso que os municípios possuem com a educação; Libânio, Oliveira & Toschi (2009) que abordam o conceito de Gestão; Oliveira e Menezes (2018) que tematizam o conceito de Gestão Democrática. Para a pesquisa documental foram selecionados os Planos dos Governos Municipais dos candidatos a prefeito que foram eleitos em 2020 e os PMEs de cada respectivo município. Para a análise comparativa criou-se um quadro agrupando os resultados da seguinte forma: a) municípios em que os Planos de Governo Municipal citam o PME. b) municípios em que existem aproximações entre as metas dos Planos de Governo e dos PMEs; c) municípios que não possuem aproximações entre o conteúdo dos documentos estudados; d) municípios onde o Plano de Governo não foi encontrado no site do TRE. Partindo desta sistematização, apresentou-se e discutiu-se os resultados dos municípios que trazem em seu Plano de Governo menção a Meta 19, os que possuem consonância nos dois documentos analisados, e, aqueles que não possuem metas semelhantes no que diz respeito à Gestão da Educação. Para a metodologia de análise, fez-se um comparativo entre a bibliografia existente na área de estudo com os documentos analisados, sendo esses os PMEs e os Planos de Governos. Utilizou-se os apontamentos da autora Silva (2017) para discutir sobre a Gestão Democrática. Os resultados encontrados demonstraram que o percentual de Planos de Governo que apresentam em seu conteúdo referência ao PME é baixíssimo, porém em contrapartida, a proporção de Planos de Governo que trazem metas semelhantes às metas do PME é mais expressiva. Ainda, observou-se alguns municípios onde o Plano de Governo não foi encontrado e outros que não tem nenhuma semelhança entre os dois documentos estudados neste artigo. Neste sentido, entendemos como pertinente a ampliação de estudos e debates em torno deste tema. |
Palavras-chave: | Plano Municipal de Educação Plano de Governo Municipal Gestão Democrática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4958 |
Data do documento: | Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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