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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Campos, Marcia Farinella Soares de-
dc.creatorFrança, Rosicler-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-06T14:12:53Z-
dc.date.available2021-12-31-
dc.date.available2022-01-06T14:12:53Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4963-
dc.description.resumoA pesquisa objetiva perceber entre os participantes da pesquisa o lugar de importância do coordenador(a) pedagógico(a) nas instituições de educação infantil. O coordenador(a) pedagógico(a) é aquele profissional, que tem como atribuição no campo escolar, articular, coordenar, acompanhar, supervisionar, orientar e subsidiar o desenvolvimento do trabalho pedagógico no interior da escola, próximo aos professores na organização e realização de um ambiente escolar que desenvolva a aprendizagem com ética e cidadania de gestão democrática fortalecendo o trabalho coletivo. Tal ação deve desenvolver-se com base em uma Gestão Democrática, explicitada na necessidade de uma boa comunicação entre todos os envolvidos, onde o trabalho pedagógico seja político, de liderança no espaço escolar. Este profissional está em constante transformação onde não cabe mais fazer gestão sem a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, buscando integração entre professores, alunos, pais e comunidade, onde as trocas de experiências precisam ser devidamente valorizadas, e propondo uma gestão participativa. Para que de fato possa-se atingir os propósitos nesta pesquisa, a ação principal será pautada na reflexão da práxis pessoal do coordenador(a) pedagógico(a) e dos desafios que são postos pela gestão democrática. Este trabalho baseou-se em um estudo de cunho qualitativo onde uma entrevista semiestruturada foi aplicada aos coordenadores da Rede Municipal de Educação de Erechim- RS procurando responder à seguinte questão: Quais os desafios encontrados pelos coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T16:40:09Z No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 187431 bytes, checksum: c01e5dc5ba6d22f37c2a25badc07563e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T14:12:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 187431 bytes, checksum: c01e5dc5ba6d22f37c2a25badc07563e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-06T14:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 187431 bytes, checksum: c01e5dc5ba6d22f37c2a25badc07563e (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectcoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectformação continuadapt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico da instituição de educação infantil como articulador da gestão democrática na escola: relações, teoria e práticapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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