Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4963
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Campos, Marcia Farinella Soares de | - |
dc.creator | França, Rosicler | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T14:12:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-31 | - |
dc.date.available | 2022-01-06T14:12:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4963 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa objetiva perceber entre os participantes da pesquisa o lugar de importância do coordenador(a) pedagógico(a) nas instituições de educação infantil. O coordenador(a) pedagógico(a) é aquele profissional, que tem como atribuição no campo escolar, articular, coordenar, acompanhar, supervisionar, orientar e subsidiar o desenvolvimento do trabalho pedagógico no interior da escola, próximo aos professores na organização e realização de um ambiente escolar que desenvolva a aprendizagem com ética e cidadania de gestão democrática fortalecendo o trabalho coletivo. Tal ação deve desenvolver-se com base em uma Gestão Democrática, explicitada na necessidade de uma boa comunicação entre todos os envolvidos, onde o trabalho pedagógico seja político, de liderança no espaço escolar. Este profissional está em constante transformação onde não cabe mais fazer gestão sem a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, buscando integração entre professores, alunos, pais e comunidade, onde as trocas de experiências precisam ser devidamente valorizadas, e propondo uma gestão participativa. Para que de fato possa-se atingir os propósitos nesta pesquisa, a ação principal será pautada na reflexão da práxis pessoal do coordenador(a) pedagógico(a) e dos desafios que são postos pela gestão democrática. Este trabalho baseou-se em um estudo de cunho qualitativo onde uma entrevista semiestruturada foi aplicada aos coordenadores da Rede Municipal de Educação de Erechim- RS procurando responder à seguinte questão: Quais os desafios encontrados pelos coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil? | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T16:40:09Z No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 187431 bytes, checksum: c01e5dc5ba6d22f37c2a25badc07563e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T14:12:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 187431 bytes, checksum: c01e5dc5ba6d22f37c2a25badc07563e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-06T14:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANÇA.pdf: 187431 bytes, checksum: c01e5dc5ba6d22f37c2a25badc07563e (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | educação infantil | pt_BR |
dc.subject | coordenador pedagógico | pt_BR |
dc.subject | formação continuada | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico da instituição de educação infantil como articulador da gestão democrática na escola: relações, teoria e prática | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANÇA.pdf | 183,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.