Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4963
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | O coordenador pedagógico da instituição de educação infantil como articulador da gestão democrática na escola: relações, teoria e prática |
Author: | França, Rosicler |
First advisor: | Campos, Marcia Farinella Soares de |
Resume: | A pesquisa objetiva perceber entre os participantes da pesquisa o lugar de importância do coordenador(a) pedagógico(a) nas instituições de educação infantil. O coordenador(a) pedagógico(a) é aquele profissional, que tem como atribuição no campo escolar, articular, coordenar, acompanhar, supervisionar, orientar e subsidiar o desenvolvimento do trabalho pedagógico no interior da escola, próximo aos professores na organização e realização de um ambiente escolar que desenvolva a aprendizagem com ética e cidadania de gestão democrática fortalecendo o trabalho coletivo. Tal ação deve desenvolver-se com base em uma Gestão Democrática, explicitada na necessidade de uma boa comunicação entre todos os envolvidos, onde o trabalho pedagógico seja político, de liderança no espaço escolar. Este profissional está em constante transformação onde não cabe mais fazer gestão sem a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, buscando integração entre professores, alunos, pais e comunidade, onde as trocas de experiências precisam ser devidamente valorizadas, e propondo uma gestão participativa. Para que de fato possa-se atingir os propósitos nesta pesquisa, a ação principal será pautada na reflexão da práxis pessoal do coordenador(a) pedagógico(a) e dos desafios que são postos pela gestão democrática. Este trabalho baseou-se em um estudo de cunho qualitativo onde uma entrevista semiestruturada foi aplicada aos coordenadores da Rede Municipal de Educação de Erechim- RS procurando responder à seguinte questão: Quais os desafios encontrados pelos coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil? |
Keywords: | educação infantil coordenador pedagógico formação continuada |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4963 |
Issue Date: | Dec-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANÇA.pdf | 183,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.