Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4963
Type: Artigo Cientifico
Título : O coordenador pedagógico da instituição de educação infantil como articulador da gestão democrática na escola: relações, teoria e prática
Author: França, Rosicler
First advisor: Campos, Marcia Farinella Soares de
Resume: A pesquisa objetiva perceber entre os participantes da pesquisa o lugar de importância do coordenador(a) pedagógico(a) nas instituições de educação infantil. O coordenador(a) pedagógico(a) é aquele profissional, que tem como atribuição no campo escolar, articular, coordenar, acompanhar, supervisionar, orientar e subsidiar o desenvolvimento do trabalho pedagógico no interior da escola, próximo aos professores na organização e realização de um ambiente escolar que desenvolva a aprendizagem com ética e cidadania de gestão democrática fortalecendo o trabalho coletivo. Tal ação deve desenvolver-se com base em uma Gestão Democrática, explicitada na necessidade de uma boa comunicação entre todos os envolvidos, onde o trabalho pedagógico seja político, de liderança no espaço escolar. Este profissional está em constante transformação onde não cabe mais fazer gestão sem a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, buscando integração entre professores, alunos, pais e comunidade, onde as trocas de experiências precisam ser devidamente valorizadas, e propondo uma gestão participativa. Para que de fato possa-se atingir os propósitos nesta pesquisa, a ação principal será pautada na reflexão da práxis pessoal do coordenador(a) pedagógico(a) e dos desafios que são postos pela gestão democrática. Este trabalho baseou-se em um estudo de cunho qualitativo onde uma entrevista semiestruturada foi aplicada aos coordenadores da Rede Municipal de Educação de Erechim- RS procurando responder à seguinte questão: Quais os desafios encontrados pelos coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil?
Palabras clave : educação infantil
coordenador pedagógico
formação continuada
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4963
Fecha de publicación : dic-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANÇA.pdf183,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.