Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4964
Type: Artigo Cientifico
Title: Representações discentes acerca dos traços de identidade do diretor ideal para a escola de ensino médio
Author: Rosset, Angelisa Sartori
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
metadata.dc.contributor.advisor2: Paim, Robson Olivino
Resume: A figura da direção escolar cotidianamente estabelece relações com outros segmentos: comunidade, pais e responsáveis, professores, servidores da escola e de órgãos da administração pública e os estudantes. Deste modo, é sobre a interação dos estudantes com a direção escolar que esta proposta de investigação busca lançar seus esforços analíticos, questionando: Quais atributos de identidade pessoal e profissional os estudantes do Ensino Médio entendem como constituintes do “diretor escolar ideal”? Acreditamos que a obtenção de respostas para esta questão/problema de pesquisa contribui para a melhoria das relações pessoais nos espaços escolares, na medida em que lança olhares investigativos para além das dimensões burocráticas das atribuições dos diretores. Partimos do pressuposto de que ouvir os estudantes, enquanto segmento escolar com maior número de sujeitos, gera elementos para compreender o que eles esperam da escola e como a direção escolar pode atuar, na perspectiva de evitar conflitos entre tais segmentos, bem como aqueles que podem respingar em outros segmentos escolares.
Keywords: Gestão Escolar
Diretor Ideal
Identidade do Gestor
Estudantes
Perfil do Gestor
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4964
Issue Date: Dec-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSSET.pdf285,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.