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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4965
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.creator | Aschidamini, Roseli Marisa | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T14:16:41Z | - |
dc.date.available | 2021-12-31 | - |
dc.date.available | 2022-01-06T14:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4965 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como tema Estado do Conhecimento no repositório da UFFS: em foco a Avaliação na Educação Infantil. Ele consiste em conhecer e analisar as produções acadêmicas publicadas no Repositório Digital da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de 2015 a 2021, com o intuito de apresentar as problematizações elencadas nas pesquisas e os resultados alcançados sobre a avaliação no campo da Educação Infantil. A avaliação é fundamental nos processos de gestão escolar e na aprendizagem das crianças, pois revela as concepções que a escola e seus sujeitos compartilham. A avaliação na especificidade da Educação Infantil refere-se ao acompanhamento das práticas, vivências, aprendizagens e desenvolvimento das crianças, sem quantificação de resultados. A metodologia da pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico e documental. A pesquisa justifica-se pela importância de um debate emancipatório e democrático, como resistência a processos padronizados e homogêneos destinados à avaliação. Na fundamentação teórica, Hoffmann (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (2017), Morosini; Fernandes (2014) contribuem no desenvolvimento da pesquisa. A análise foi realizada com produções acadêmicas (dissertação, artigos científicos, TCC) e os resultados da pesquisa apontaram que a avaliação na Educação Infantil tem, nos documentos legais, suas normativas, mas a discussão precisa ampliar-se não só entre professores, como também entre gestores. A documentação pedagógica é vista como possibilidade para as avaliações na Educação Infantil desde que também seja entendida como processo reflexivo do próprio trabalho pedagógico do professor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T16:44:14Z No. of bitstreams: 1 ASCHIDAMINI.pdf: 175729 bytes, checksum: 7c30e4465b2688986026fa1ec3ae6b5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T14:16:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ASCHIDAMINI.pdf: 175729 bytes, checksum: 7c30e4465b2688986026fa1ec3ae6b5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-06T14:16:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ASCHIDAMINI.pdf: 175729 bytes, checksum: 7c30e4465b2688986026fa1ec3ae6b5a (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.subject | Estado do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | UFFS | pt_BR |
dc.title | Estado do conhecimento no repositório da UFFS: em foco a avaliação na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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