Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4965
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Estado do conhecimento no repositório da UFFS: em foco a avaliação na educação infantil |
Author: | Aschidamini, Roseli Marisa |
First advisor: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Resume: | O presente artigo tem como tema Estado do Conhecimento no repositório da UFFS: em foco a Avaliação na Educação Infantil. Ele consiste em conhecer e analisar as produções acadêmicas publicadas no Repositório Digital da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de 2015 a 2021, com o intuito de apresentar as problematizações elencadas nas pesquisas e os resultados alcançados sobre a avaliação no campo da Educação Infantil. A avaliação é fundamental nos processos de gestão escolar e na aprendizagem das crianças, pois revela as concepções que a escola e seus sujeitos compartilham. A avaliação na especificidade da Educação Infantil refere-se ao acompanhamento das práticas, vivências, aprendizagens e desenvolvimento das crianças, sem quantificação de resultados. A metodologia da pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico e documental. A pesquisa justifica-se pela importância de um debate emancipatório e democrático, como resistência a processos padronizados e homogêneos destinados à avaliação. Na fundamentação teórica, Hoffmann (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (2017), Morosini; Fernandes (2014) contribuem no desenvolvimento da pesquisa. A análise foi realizada com produções acadêmicas (dissertação, artigos científicos, TCC) e os resultados da pesquisa apontaram que a avaliação na Educação Infantil tem, nos documentos legais, suas normativas, mas a discussão precisa ampliar-se não só entre professores, como também entre gestores. A documentação pedagógica é vista como possibilidade para as avaliações na Educação Infantil desde que também seja entendida como processo reflexivo do próprio trabalho pedagógico do professor. |
Keywords: | Educação Infantil avaliação Estado do conhecimento UFFS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4965 |
Issue Date: | Dec-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASCHIDAMINI.pdf | 171,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.