Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4965
Type: Artigo Cientifico
Título : Estado do conhecimento no repositório da UFFS: em foco a avaliação na educação infantil
Author: Aschidamini, Roseli Marisa
First advisor: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: O presente artigo tem como tema Estado do Conhecimento no repositório da UFFS: em foco a Avaliação na Educação Infantil. Ele consiste em conhecer e analisar as produções acadêmicas publicadas no Repositório Digital da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de 2015 a 2021, com o intuito de apresentar as problematizações elencadas nas pesquisas e os resultados alcançados sobre a avaliação no campo da Educação Infantil. A avaliação é fundamental nos processos de gestão escolar e na aprendizagem das crianças, pois revela as concepções que a escola e seus sujeitos compartilham. A avaliação na especificidade da Educação Infantil refere-se ao acompanhamento das práticas, vivências, aprendizagens e desenvolvimento das crianças, sem quantificação de resultados. A metodologia da pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico e documental. A pesquisa justifica-se pela importância de um debate emancipatório e democrático, como resistência a processos padronizados e homogêneos destinados à avaliação. Na fundamentação teórica, Hoffmann (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (2017), Morosini; Fernandes (2014) contribuem no desenvolvimento da pesquisa. A análise foi realizada com produções acadêmicas (dissertação, artigos científicos, TCC) e os resultados da pesquisa apontaram que a avaliação na Educação Infantil tem, nos documentos legais, suas normativas, mas a discussão precisa ampliar-se não só entre professores, como também entre gestores. A documentação pedagógica é vista como possibilidade para as avaliações na Educação Infantil desde que também seja entendida como processo reflexivo do próprio trabalho pedagógico do professor.
Palabras clave : Educação Infantil
avaliação
Estado do conhecimento
UFFS
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4965
Fecha de publicación : dic-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ASCHIDAMINI.pdf171,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.