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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental na escola: um estudo da percepção e práticas docentes
Autor(es): Tomassini, Fabiane Turella Pedrozo
Primeiro Orientador: Gritti, Isabel Rosa
Primeiro membro da banca: Santos, Almir dos
Segundo membro da banca: Santos, José Martins dos
Terceiro membro da banca: Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi
Resumo: A Educação Ambiental possui uma grande diversidade de teorias e práticas e inúmeras são as percepções sobre ela permitindo que diferentes práticas educativas sejam desenvolvidas em diferentes espaços, apresentando valores, interesses e concepções variadas. Este estudo tem como objetivo geral caracterizar percepções e práticas docentes em relação à Educação Ambiental Escolar, e objetivos específicos: (a) caracterizar os sujeitos da pesquisa e sua relação com o campo de estudo; (b) identificar a forma como os sujeitos percebem e se percebem no meio ambiente; (c) apresentar um diagnóstico a partir da análise de dados. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa de campo, sendo os professores os sujeitos participantes. O levantamento de dados foi por meio de questionários aplicados aos professores das diferentes áreas de atuação do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública situada no município de Ipiranga do Sul - RS. A análise dos dados foi realizada com base na literatura especializada abordada no referencial teórico e, optou-se pela técnica de “Análise de Conteúdo” defendida por Laurence Bardin (2016). A partir de um inventário das informações coletadas nos questionários, organizou-se a “categorização” das escritas dos participantes considerando as percepções dos professores sobre a educação ambiental. Os resultados da pesquisa apontam de modo geral, a falta de uma formação direcionada aos professores sobre como utilizar os problemas locais ou como inserir as questões ambientais nos diferentes conteúdos distribuídos no currículo, dificultando ainda mais a efetivação da educação ambiental como uma atividade presente na prática pedagógica. Podemos evidenciar através da pesquisa realizada que existem desafios no Ensino Fundamental Anos Finais quanto a Educação Ambiental e se faz necessário articulação de ações educativas, condições adequadas e capacitações aos educadores para que possam trabalhar temas e atividades de educação ambiental, de maneira que possibilite a conscientização dos alunos e desenvolva a criticidade, gerando novos conceitos e valores sobre a natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Por fim, percebeu-se a necessidade de proporcionar a esses professores momentos de formação continuada, em que tal formação seja significativa para os mesmos, voltando-os à inserção da temática ambiental na prática pedagógica.
Palavras-chave: Educação Ambiental Escolar
Percepção Ambiental
Práticas Docentes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4966
Data do documento: Dez-2021
Nível: Mestrado
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