Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/498
Tipo: Monografia
Título: A influência do uso e cobertura da terra nos parâmetros da qualidade de água na Bacia hidrográfica do Arroio do Meio-RS
Autor(es): Franceschi, Carine Gallina
Primeiro Orientador: Reis, Janete Teresinha
Primeiro membro da banca: Murara, Pedro Germano dos Santos
Segundo membro da banca: Souza, Reginaldo José de
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do uso e cobertura da terra na qualidade de água da bacia hidrográfica do Arroio do Meio – RS. Para tanto, analisou-se os parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos por meio de coleta de água na bacia hidrográfica Arroio do Meio– RS, juntamente com os tipos de uso de cobertura da terra, relacionando os resultados das análises da água com os tipos de usos e cobertura da terra. A metodologia foi sistêmica com a análise por bacia de captação de forma integrada com a aquisição, análise e interpretação de dados dos parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos da água. Assim, para o mapeamento e classificação do uso e cobertura da terra utilizou-se da imagem de satélite Landsat-8. Como resultado constatou-se que o uso da terra que mais influenciou nos parâmetros da qualidade da água foi a lavoura, principalmente pelo elevado teor de TSS e a turbidez encontradas na água e a pouca presença de floresta na área de estudo.Diante dos resultados, torna-se evidente a necessidade de rever o uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica e propor a recuperação florestal por meio da mata nativa. Portanto, o gerenciamento do sistema terrestre reflete no sistema aquático de forma que estes sistemas estão interligados e as ações antrópicas podem acarretar sérios danos à manutenção da qualidade da água e da biota aquática na bacia hidrográfica Arroio do Meio – RS.
Palavras-chave: Bacia de captação
Bacia hidrográfica
Cobertura da terra
Recuperação florestal
Arroio do Meio (RS)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/498
Data do documento: 7-Jul-2016
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCESCHI.PDF1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.