Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/498
Type: Monografia
Título : A influência do uso e cobertura da terra nos parâmetros da qualidade de água na Bacia hidrográfica do Arroio do Meio-RS
Author: Franceschi, Carine Gallina
First advisor: Reis, Janete Teresinha
metadata.dc.contributor.referee1: Murara, Pedro Germano dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Reginaldo José de
Resume: A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do uso e cobertura da terra na qualidade de água da bacia hidrográfica do Arroio do Meio – RS. Para tanto, analisou-se os parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos por meio de coleta de água na bacia hidrográfica Arroio do Meio– RS, juntamente com os tipos de uso de cobertura da terra, relacionando os resultados das análises da água com os tipos de usos e cobertura da terra. A metodologia foi sistêmica com a análise por bacia de captação de forma integrada com a aquisição, análise e interpretação de dados dos parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos da água. Assim, para o mapeamento e classificação do uso e cobertura da terra utilizou-se da imagem de satélite Landsat-8. Como resultado constatou-se que o uso da terra que mais influenciou nos parâmetros da qualidade da água foi a lavoura, principalmente pelo elevado teor de TSS e a turbidez encontradas na água e a pouca presença de floresta na área de estudo.Diante dos resultados, torna-se evidente a necessidade de rever o uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica e propor a recuperação florestal por meio da mata nativa. Portanto, o gerenciamento do sistema terrestre reflete no sistema aquático de forma que estes sistemas estão interligados e as ações antrópicas podem acarretar sérios danos à manutenção da qualidade da água e da biota aquática na bacia hidrográfica Arroio do Meio – RS.
Palabras clave : Bacia de captação
Bacia hidrográfica
Cobertura da terra
Recuperação florestal
Arroio do Meio (RS)
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/498
Fecha de publicación : 7-jul-2016
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCESCHI.PDF1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.