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Tipo: Monografia
Título: Gênero e sexualidade na escola em tempos de escola sem partido: estudo exploratório no município de Chapecó,SC
Autor(es): Petry Junior, Nereu José
Primeiro Orientador: Soares, Claudete Gomes
Primeiro coorientador: Sartori, Ari José
Primeiro membro da banca: Durgente, Flávia
Segundo membro da banca: Santos, Claudecir dos
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo investigar a prática docente no debate sobre gênero e sobre sexualidade a partir de entrevistas com oito professoras/es de Sociologia no município de Chapecó, SC, em tempos de constantes ataques promovidos por parte dos apoiadores e idealizadores do Escola Sem Partido acerca dessas temáticas. A metodologia utilizada foi de entrevistas semiestruturadas em busca do habitus acadêmico, político e pedagógico das/dos docentes em torno da discussão dessas temáticas. As teorias que orientaram essa investigação partem das contribuições de Pierre Bourdieu com seus conceitos de campo e habitus, e das teorias pós-estruturalistas no debate sobre gênero e sobre sexualidade. As conclusões mostram que a formação sobre essas temáticas são imprescindíveis para que esse debate apareça na escola, porém, a busca por saber mais sobre essas temáticas passa pelo interesse das/dos docentes que está ligado as suas trajetórias políticas e pedagógicas. O estudo pretende contribuir para o entendimento que a escola é um ambiente diverso e de disputas, tanto de posicionamentos políticos, como na diversidade de identidades de gênero e sexuais. E como tal, devemos lutar por uma educação inclusiva e democrática.
Abstract/Resumen: This work aims to investigate a teaching practice in the debate on gender and sexuality based on what was reported with eight Sociology teachers / teachers in the city of Chapecó, SC, in times of constant promotion by the supporters and creators of Escola Sem Partido. The methodology used was a semi-structured change in search of the academic, political and pedagogical habitus of / of the teachers around the discussion of these themes. The theories that guided this investigation start from the contributions of Pierre Bourdieu with his concepts of field and habitus, and from the post-structuralist theories in the debate about gender and sexuality. Evidence shows that training on these topics is essential for this debate to appear at school, however, the search for more about these topics is based on the interest of the teachers, which is linked to their political and pedagogical trajectories. The study aims to contribute to the understanding that a school is a diverse and disputed environment, both in terms of political positions and in the diversity of gender and sexual identities. As such, we must strive for inclusive and democratic education.
Palavras-chave: Sexualidade
Gênero (grupos sociais)
Educação escolar
Sociologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4990
Data do documento: 16-Fev-2021
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