Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Richit, Adriana-
dc.contributor.advisor-co1Melo, Marisol Vieira-
dc.contributor.referee1Cristovão, Eliane Matesco-
dc.contributor.referee2Lima, Rosana C. R.-
dc.contributor.referee3Slongo, Ione Person-
dc.creatorStein, Letícia-
dc.date2021-12-06-
dc.date.accessioned2022-02-21T18:57:10Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2022-02-21T18:57:10Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5018-
dc.description.abstractIn this master’s thesis we present a mapping of different conceptions on mathematical alphabetization from the perspective of literacy, in the initial years of elementary school, evidenced from analysis of doctoral and master’s thesis found in the national collection of the Digital Library of Thesis and Dissertations. We consider mathematical alphabetization from the perspective of literacy as a possible horizon for a coherent and reflective teaching practice, conceived as a dimension of knowledge committed to the formation of critical, questioning people, participants in changing reality and mathematically literate. The research consisted of analysis of a set of doctoral and master’s thesis, focusing on mathematical alphabetization from the perspective of literacy, seeking to answer the following question: What conceptions of alphabetization and literacy are evidenced by Brazilian scientific research investigating the teaching of mathematics in the Early Years? The analyses pointed out evidence of three conceptions about mathematical alphabetization on the literacy perspective. The first, multiple literacies, in which aspects comprise the most varied reading and writing practices that are present in society, above all, the multiple languages that integrate the texts we have access to nowadays, including in school spaces or out of them. The second, ideological literacy, which is linked to the appreciation of the context of production and the admission of different literate practices, which is neither individual in nature nor limited to an event, as it covers the broad sense in cultural, social and political aspects. And a third, evidenced by a conception of alphabetization and school literacy, which gives the alphabetic or numeric writing system a social dimension, with school literacy having a technical and individual character, which considers the formal environment of the school. Therefore, mathematical alphabetization, from a literacy perspective, needs to be focused on the complete development of the subject, making him capable of strategically organizing thoughts, arguing and reasoning logically. Alphabetization is characterized as a process and literacy as a work perspective. However, the simple decoding and explanation of symbols, concepts and mathematical procedures does not make the individual capable and literate, there is a need to understand the developed process. Therefore, we understand that the terms alphabetization and literacy are inseparable, having in their interference a mutual relationship.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação apresentamos um mapeamento das diferentes concepções sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento, no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, evidenciadas a partir de uma análise de teses e de dissertações encontradas no acervo nacional da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Tratamos a alfabetização matemática na perspectiva do letramento como horizonte possível para uma prática de ensino coerente e reflexiva, concebida como uma dimensão do conhecimento comprometida com a formação de pessoas críticas, questionadoras, participantes de mudanças da realidade e de letrados matematicamente. A pesquisa consistiu-se na análise de um conjunto de dissertações e de teses, com foco na alfabetização matemática na perspectiva do letramento, a partir da qual buscou-se responder a seguinte interrogação: Que concepções de alfabetização na perspectiva do letramento são evidenciadas pelas pesquisas científicas brasileiras que investigam o ensino de Matemática nos anos iniciais? As análises apontaram evidências de três concepções sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento. A primeira, letramentos múltiplos, na qual aspectos abarcam as mais variadas práticas de leitura e de escrita que se fazem presentes na sociedade, sobretudo, as múltiplas linguagens que hoje integram os textos a que temos acesso, inclusive nos espaços escolares ou fora deles. A segunda, letramento ideológico, que está vinculada com a valorização do contexto de produção e a admissão de diferentes práticas letradas, a qual nem apresenta natureza individual e nem se limitando a um evento, pois abrange o sentido lato vigentes a aspectos culturais, sociais e políticos. E uma terceira, evidenciada por uma concepção de alfabetização e letramento escolarizado, dá ao sistema de escrita alfanumérico uma dimensão social, tendo o letramento escolar um caráter técnico e individual, que considera o ambiente formal da escola. Assim sendo, a alfabetização matemática na perspectiva do letramento, precisa estar voltada para o desenvolvimento completo do sujeito, tornando-o capaz de organizar estrategicamente o pensamento, de argumentar e de raciocinar logicamente. A alfabetização caracteriza-se como um processo e o letramento como uma perspectiva de trabalho. Contudo, a decodificação e explicação de símbolos, de conceitos e de procedimentos matemáticos não torna o indivíduo apto e alfabetizado, há necessidade da compreensão do processo desenvolvido. Por isso, entendemos que os termos alfabetização e letramento são indissociáveis, tendo em suas interferências uma relação mútua.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-11T11:52:56Z No. of bitstreams: 1 STEIN.pdf: 1424841 bytes, checksum: d8eebcfc98ee2bc54f3a449d66388214 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-02-21T18:57:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STEIN.pdf: 1424841 bytes, checksum: d8eebcfc98ee2bc54f3a449d66388214 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-21T18:57:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STEIN.pdf: 1424841 bytes, checksum: d8eebcfc98ee2bc54f3a449d66388214 (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAlfabetização matemática na perspectiva do letramento: um mapeamento da produção brasileira dos anos inciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STEIN.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.