Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5019
Type: Dissertação
Title: O imaginário de sujeito - aluno - leitor na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um olhar discursivo
Author: Zorzi, Daniela de
First advisor: Luz, Mary Neiva Surdi da
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Tamiris Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Surdi, Marcia Ione
metadata.dc.contributor.referee3: Giachini, Liana Cristina
Resume: O presente estudo tem como principal intuito analisar os imaginários de sujeito-aluno-leitor, que circulam nas habilidades e práticas de leitura da área de linguagens do componente curricular de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental, que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Parte-se das considerações acerca do processo de leitura sob a luz da Análise de Discurso de Linha Francesa, em diálogo com a História das Ideias Linguísticas, fazendo referência a Orlandi (1983, 1994, 2001, 2007). Os dois modos de leitura para a compreensão e interpretação de um texto, propostos por Orlandi (1987), a saber: leitura parafrástica e polissêmica; são mobilizados para o desenvolvimento do gesto de análise. Partindo desses pressupostos teóricos, evidencia-se a presença de dois imaginários que fundam as habilidades: sujeito-aluno-leitor identificador, centrado na leitura parafrástica e sujeito-aluno-leitor analista, centrado na leitura polissêmica. Sendo assim, conclui-se que as habilidades da BNCC apresentam diferentes imaginários de sujeito aluno-leitor, e consequentemente, diferentes modos de leitura que indicam um percurso, imbricados e não excludentes na formação de leitores.
Abstract: The present study has as its main purpose to analyze the imaginary(s) of the subject-student-reader, which circulates in the skills and reading practices in language from the Portuguese language curriculum component for the final years of elementary school in the Common National Curricular Base (BNCC, 2018). It begins with considerations about the reading process in the light of the French Discourse Analysis, in dialogue with the History of Linguistic Ideas, with reference to Orlandi (1983, 1994, 2001, 2007). The two reading methods for understanding and interpreting a text, proposed by Orlandi (1987), are as follows: paraphrastic and polysemic reading, both of which are mobilized for the development of the analysis gesture. Based on these theoretical assumptions, the presence of two imaginaries that underlie the skills is evident: identifier-student-reader subject focused on paraphrastic reading and analyst-student-reader subject centered on polysemic reading. Thus, it can be concluded that the BNCC skills present different imaginaries of the student-reader subject, and consequently, different reading modes that indicate a reading path, intertwined and not exclusive in the formation of readers.
Keywords: Análise do discurso
Aluno
Leitor
Linguagem
Imaginário
Leitura
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5019
Issue Date: 22-Dec-2021
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZORZI.pdf676.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.