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Tipo: Monografia
Título: Percepção da qualidade do sono dos professores da rede pública na cidade de Passo Fundo - RS
Autor(es): Corrêa, Anderson Desbessel
Primeiro Orientador: Carvalho, Lucimar Maria Fossatti de
Primeiro coorientador: Simon, Tiago Teixeira
Resumo: Objetivo: Investigar a percepção da qualidade do sono e fatores associados dos professores da rede municipal e estadual de ensino da cidade de Passo Fundo-RS. Métodos: Estudo observacional, transversal descritivo com abordagem quantitativa, realizado no ano de 2019 tendo uma amostra de 225 professores participantes, os quais foram selecionados de forma aleatória, dentre os professores constantes nas listas fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação e pela Coordenadoria Regional de Educação. Na análise dos dados foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson (c2) e regressão logística binária com análises univariadas e multivariadas, com nível de significância de 5% (p<0,05). Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário estruturado realizado com a ferramenta do google docs. Resultados: Análises de regressões detectaram que os principais fatores associados com a qualidade do sono foram o estresse e a percepção com a saúde. Observou-se um predomínio de professores do sexo feminino (91,1%), e com idade média entre 31 a 50 anos (64,4%). A percepção da qualidade do sono e fatores associados observada foi boa (51,6%) e sono ruim em 48,4% dos professores. Observou-se também que professores com estresse tem 3,32 maiores chances de terem sono ruim (OR=3,32 IC95% 1,55 – 7,15 p=0,002) e os professores que referiram ter a saúde boa tem maiores chances de terem sono bom (OR=0,05 IC95% 0,01 – 0,36 p=0,003). Conclusões: A variável estresse implica num risco aumentado de ter um sono ruim bem como os professores que referiram ter a saúde boa apresentam menores chances de terem sono ruim. Desta forma é importante o desenvolvimento de estratégias de políticas educacionais em saúde nas escolas, em especial na área da saúde mental pois esta está relacionada com o desempenho dos professores sendo que o estresse pode afetar diretamente o equilíbrio mental, causando alterações do sono, cansaço físico e mental.
Abstract/Resumen: Objective: To investigate the perception of sleep quality and associated factors of teachers from the municipal and state education system in the city of Passo Fundo RS. Methods: Observational, descriptive cross-sectional study with a quantitative approach, carried out in 2019 with a sample of 225 participating teachers, who were randomly selected from among the teachers on the lists provided by the Municipal Department of Education and the Regional Education Coordination. In the data analysis, the Pearson chi-square (c2 ) tests and binary logistic regressions with univariate and multivariate analyzes were used, with a significance level of 5% (p<0.05). Data were collected through the application of a structured questionnaire carried out with the google docs tool. Results: Regression analyzes detected that the main factors associated with sleep quality were stress and perception of health. There was a predominance of female teachers (91.1%), the largest number of teachers (64.4%) aged between 31 and 50 years old. The perception of sleep quality and associated factors observed was good (51.6%) and poor sleep in 48.4% of teachers. It was also observed that teachers with stress are 3.32 more likely to have bad sleep (OR=3.32 95%CI 1.55 – 7.15 p=0.002) and teachers who reported having good health have greater chances of having a good sleep (OR=0.05 95%CI 0.01 – 0.36 p=0.003). Conclusions: The stress variable implies an increased risk of having bad sleep and teachers who reported having good health are less likely to have bad sleep. Thus, it is important to develop strategies for educational health policies in schools, especially in the area of mental health, as this is related to the performance of teachers, and stress can directly affect mental balance, causing sleep disorders, physical fatigue and mental.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Sono
Estresse
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5025
Data do documento: 2021
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