Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Solange Maria | - |
dc.creator | Costa, Isabela Fernanda Santiago da | - |
dc.date | 2019-12-09 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T13:04:55Z | - |
dc.date.available | 2022-02-09 | - |
dc.date.available | 2022-03-04T13:04:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5030 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como tema de pesquisa a relação da teoria e da prática na formação de professores, com o objetivo de compreender e discutir essa relação nas concepções pedagógicas e seus desdobramentos para prática docente. Em termos metodológicos, este trabalho é de cunho bibliográfico e de acordo com a revisão integrativa, ancorando-se fundamentalmente nos estudos de Dermerval Saviani (2000), Cipriano Luckesi (1994), Paulo Freire (2001) e Moacir Gadotti (1998). Destaca-se as seguintes questões que orientaram as análises: Como a literatura da área educacional compreende e discute a relação da teoria e da prática nas concepções pedagógicas? Como as concepções pedagógicas contribuem para que as/os pedagogas/os exerçam sua função educativa de forma consciente? Partindo destes pressupostos, a pesquisa em tela, salienta a necessidade das/os pedagogas/os em formação inicial atestarem a indissociabilidade da teoria e da prática ao se apropriarem das concepções pedagógicas para qualificar o quê-fazer docente. Compreende-se que a academia engendra a produção de conhecimentos que pode produzir reflexos para a realidade social, posto isso, há um leque de possibilidades para a continuidade do estudo sobre a relação entre teoria e prática no âmbito do exercício da docência a fim de qualificar a formação inicial das/os professoras/es. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T16:23:43Z No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 383176 bytes, checksum: f20f8bd9e1592596a6df4e8c96cc2b60 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T13:04:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 383176 bytes, checksum: f20f8bd9e1592596a6df4e8c96cc2b60 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-04T13:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 383176 bytes, checksum: f20f8bd9e1592596a6df4e8c96cc2b60 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria | pt_BR |
dc.subject | Prática profissional | pt_BR |
dc.title | A relação teoria e prática: um olhar sobre as concepções pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA.pdf | 374,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.