Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5030
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alves, Solange Maria-
dc.creatorCosta, Isabela Fernanda Santiago da-
dc.date2019-12-09-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:04:55Z-
dc.date.available2022-02-09-
dc.date.available2022-03-04T13:04:55Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5030-
dc.description.resumoO presente artigo tem como tema de pesquisa a relação da teoria e da prática na formação de professores, com o objetivo de compreender e discutir essa relação nas concepções pedagógicas e seus desdobramentos para prática docente. Em termos metodológicos, este trabalho é de cunho bibliográfico e de acordo com a revisão integrativa, ancorando-se fundamentalmente nos estudos de Dermerval Saviani (2000), Cipriano Luckesi (1994), Paulo Freire (2001) e Moacir Gadotti (1998). Destaca-se as seguintes questões que orientaram as análises: Como a literatura da área educacional compreende e discute a relação da teoria e da prática nas concepções pedagógicas? Como as concepções pedagógicas contribuem para que as/os pedagogas/os exerçam sua função educativa de forma consciente? Partindo destes pressupostos, a pesquisa em tela, salienta a necessidade das/os pedagogas/os em formação inicial atestarem a indissociabilidade da teoria e da prática ao se apropriarem das concepções pedagógicas para qualificar o quê-fazer docente. Compreende-se que a academia engendra a produção de conhecimentos que pode produzir reflexos para a realidade social, posto isso, há um leque de possibilidades para a continuidade do estudo sobre a relação entre teoria e prática no âmbito do exercício da docência a fim de qualificar a formação inicial das/os professoras/es.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T16:23:43Z No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 383176 bytes, checksum: f20f8bd9e1592596a6df4e8c96cc2b60 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T13:04:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 383176 bytes, checksum: f20f8bd9e1592596a6df4e8c96cc2b60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T13:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 383176 bytes, checksum: f20f8bd9e1592596a6df4e8c96cc2b60 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.titleA relação teoria e prática: um olhar sobre as concepções pedagógicaspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COSTA.pdf374,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.