Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5030
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A relação teoria e prática: um olhar sobre as concepções pedagógicas |
Author: | Costa, Isabela Fernanda Santiago da |
First advisor: | Alves, Solange Maria |
Resume: | O presente artigo tem como tema de pesquisa a relação da teoria e da prática na formação de professores, com o objetivo de compreender e discutir essa relação nas concepções pedagógicas e seus desdobramentos para prática docente. Em termos metodológicos, este trabalho é de cunho bibliográfico e de acordo com a revisão integrativa, ancorando-se fundamentalmente nos estudos de Dermerval Saviani (2000), Cipriano Luckesi (1994), Paulo Freire (2001) e Moacir Gadotti (1998). Destaca-se as seguintes questões que orientaram as análises: Como a literatura da área educacional compreende e discute a relação da teoria e da prática nas concepções pedagógicas? Como as concepções pedagógicas contribuem para que as/os pedagogas/os exerçam sua função educativa de forma consciente? Partindo destes pressupostos, a pesquisa em tela, salienta a necessidade das/os pedagogas/os em formação inicial atestarem a indissociabilidade da teoria e da prática ao se apropriarem das concepções pedagógicas para qualificar o quê-fazer docente. Compreende-se que a academia engendra a produção de conhecimentos que pode produzir reflexos para a realidade social, posto isso, há um leque de possibilidades para a continuidade do estudo sobre a relação entre teoria e prática no âmbito do exercício da docência a fim de qualificar a formação inicial das/os professoras/es. |
Keywords: | Formação de professores Ensino e aprendizagem Teoria Prática profissional |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5030 |
Issue Date: | 9-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.