Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5031
Type: Monografia
Título : A linguagem musical no curso de pedagogia: sua presença/ausência na formação docente
Author: Lazaretti, Daniela Romansin
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
metadata.dc.contributor.referee1: Slongo, Ione Inês Pinson
metadata.dc.contributor.referee2: Bordignon, Lorita Helena Campanholo
metadata.dc.contributor.referee3: Abreu, Anisia Ripplinger de
Resume: Este estudo tem como objeto a linguagem musical na formação do pedagogo, e com este propósito desejamos buscar a presença/ausência da linguagem musical no processo formativo deste, circunscrita nas diferentes dimensões do Curso de Pedagogia. Mobilizados pelas singularidades que perpassam as demandas das múltiplas linguagens na contemporaneidade, ensejamos o reconhecimento da importância da linguagem musical no processo formativo da(o) pedagoga(o). Portanto, este trabalho busca responder ao seguinte problema: Como a linguagem musical é viabilizada no processo formativo da(o) pedagoga(o)? Onde e como sua presença pode ser vistada nos Componentes da matriz curricular do Curso? Quais suas contribuições à formação? Assim, figuram como objetivos específicos deste estudo: a) Conhecer a linguagem musical e suas especificidades formativas subsidiadas por estudos de pesquisadores que se ocupam da temática; b) Estudar os Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia buscando neles a presença/ausência da linguagem musical, identificando diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão viabilizadas pelo Curso com o propósito de construir perspectivas de materialidade para a linguagem; c) Analisar os sentidos e significados da linguagem musical, musicalidade e musicalização que perpassam experiências atentas ao processo de formação. Metodologicamente trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, de cunho qualitativo, cujo campo empírico é o Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Foram documentos de análises: Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia (PPCs) (versão 2010 e 2019); projetos, relatórios e produções decorrentes de práticas de pesquisa e extensão/cultura atentos ao objeto de estudo desenvolvidas no período (2010 – 2019) no e pelo Curso. A análise e interpretação do corpus empírico deu-se de acordo com os indicadores da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), sintetizada por Triviños (1987): pré análise, análise categorial e análise inferencial. Como resultados, destacamos a quase ausente discussão acerca da linguagem musical no contexto do Curso, embora alguns avanços tenham sido vistados no que se refere à matriz curricular (2019), além de alguns exercícios formativos de pesquisa e de extensão. Conclui-se que a formação na e para a linguagem musical no Curso precisa ser assumida como uma necessidade, dadas as contribuições para a formação humana integral, também indutora de possibilidades de inovação, criação, desenvolvimento de habilidades éticas e estéticas, numa relação com os precursores desta perspectiva na sociedade e nas instituições educacionais.
Resumen : This study has as object the musical language in the formation of the pedagogue and, for this propose, we aim to search the presence/absence of the musical language in your formative process, circumscribed in the different dimensions of the Pedagogy Course. Mobilized by the singularities that pervade the demands of the multiple languages in the contemporaneity, we want to recognize the importance of the musical language in the formative process of the pedagogue. Therefore, this study searches to answer the following question: how the musical language is used in the formative process of the pedagogue? Where and how can its presence be available in the Component of the curricular matrix of the Course? Which its contributions to the formation? Thus, the specific objetives of this study are: a) To know the musical language and its formative specificities by studies of researchers who work with this theme; b) To study the pedagogical projects of the Pedagogy Course, searching them the presence/absence of the musical language, identifying different actions of teaching, research and extension offered by the Course, aiming to build perspectives of materiality for the language; c) To analyse the senses and the meanings of the musical language that pervade experiences attentive to the process of formation. Methodologically, this research concerns a documental and bibliographical character, with qualitative nature, whose empirical area is the Course of Pedagogy of the Federal University of Fronteira Sul, located on the Chapecó campus. The documents of analyses were: Pedagogical Projects of the Pedagogy Course (2010 and 2019 versions); projects, reports and studies arising from practices of research and extension/culture attentive to the object of study developed in the period 2010-2019 in and by the Course. The analysis and the interpretation of the empirical corpus was made according to the indicators of Bardin Content Analyses (1977), synthesized by Triviños (1987): pre-analysis, categorical analysis and inferential analysis. As results, we highlight the almost absence discussion about the musical language in the context of the Course, although some advances have been made with regard to the curricular matrix (2019), besides some formative exercises of research and extension. It is conclude that the formation in and for the musical language in the Course needs to be assumed as a necessity, according to the contributions for the integral human formation, also inductor of possibilities of innovation, creation, development of ethical and aesthectic skills, in a relation with the precursor of this perspective in the society and in the educational institutions.
Palabras clave : Pedagogia
Música
Ensino e aprendizagem
Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5031
Fecha de publicación : 4-dic-2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LAZARETTI.pdf695,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.