Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.contributor.referee1Slongo, Ione Inês Pinson-
dc.contributor.referee2Bordignon, Lorita Helena Campanholo-
dc.contributor.referee3Souza, Márcia de-
dc.creatorSchepaniak, Keli Salí-
dc.date2019-12-04-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:11:16Z-
dc.date.available2022-02-09-
dc.date.available2022-03-04T13:11:16Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5032-
dc.description.abstractThis research has as theme the university extension, glances, perspectives and possibilities in the Course of Pedagogy, from the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), located on Chapecó campus, state of Santa Catarina. The study comes from indagations, experiences and practices of external and internal insertion that pervade the academic commitments implemented by the course in the first decade of its existence as well as the university. As general objective, we want to dialogue about the circularity/materiality of the university extension in the course of Pedagogy in its first decade in the UFFS, 2010-2019, in order to highlight the formative perspectives derived from them. Methodologically, this is a documental research, with bibliographic support, whose sources were the Curricular Pedagogical Project, versions 2010 and 2019, the catalogs and register system of the institutional extension, its projects and its descriptive reports. As result of this study, we highlight that the university extension in the course reveals potentialities, weakenesses, typical of a university under construction. Its proposals and executions come from individual actions, from small groups, sometimes articulated to curricular components, sometimes not; they meet specific demands of the external and internal community, they are based on challenges, necessities, demands of the course, of the institution, of schools, educational networks, among others. The formative movement due to the extension reveals glances, perspectives and possibilities, marked in the document of (re)view of the Curricular Pedagogical Project of the course, by the demands of the curricularization expressed in the National Policy on Extension, in the interface with the researchers of the area, showing the university extension as two-way street that strenghtens in the interlocution with the external and internal community, considering the sensivities that are constantly demanded.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a Extensão Universitária, olhares, perspectivas e possibilidades no curso de Pedagogia da UFFS - Campus Chapecó (SC). O estudo decorre de indagações, de vivências e de práticas de inserção interna e externa que perpassaram os compromissos acadêmicos implementados pelo curso na primeira década de existência deste e da universidade. Como objetivo geral, desejamos dialogar acerca da circularidade/materialidade da extensão universitária no curso de Pedagogia em sua primeira década na UFFS, 2010-2019, com o intuito de darmos destaque às perspectivas formativas que dela derivam. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, com suporte bibliográfico, cujas fontes foram os PPCs do curso (2010) e (2019); os catálogos e os sistemas de registro da extensão institucional, seus projetos e seus relatórios descritivos. Como resultado deste estudo, destacamos que a extensão universitária no curso revela potencialidades e fragilidades, típicas de uma universidade em construção. Suas propostas e execuções decorrem de ações individuais, de pequenos grupos, ora articuladas a componentes curriculares, ora não; atendem a demandas pontuais da comunidade interna e externa; ancora-se em desafios, necessidades, demandas do curso, da instituição, de escolas, de redes, dentre outras. O movimento formativo decorrente da extensão revela olhares, perspectivas e possibilidades, assinaladas no documento de (re)visão do PPC do curso, pelas demandas da curricularização expressa na Política Nacional de Extensão, na interface com pesquisadores da área, apresentando a extensão universitária como via de mão dupla que se fortalece na interlocução com a comunidade interna e externa, dadas as sensibilidades que são constantemente demandadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T17:24:28Z No. of bitstreams: 1 SCHEPANIAK.pdf: 916079 bytes, checksum: 40ecd658d97f017c55dc0a19b6f46f99 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T13:11:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHEPANIAK.pdf: 916079 bytes, checksum: 40ecd658d97f017c55dc0a19b6f46f99 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T13:11:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHEPANIAK.pdf: 916079 bytes, checksum: 40ecd658d97f017c55dc0a19b6f46f99 (MD5) Previous issue date: 2019-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA extensão universitária: olhares, perspectivas e possibilidadespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHEPANIAK.pdf894,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.