Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5032
Type: Monografia
Título : A extensão universitária: olhares, perspectivas e possibilidades
Author: Schepaniak, Keli Salí
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
metadata.dc.contributor.referee1: Slongo, Ione Inês Pinson
metadata.dc.contributor.referee2: Bordignon, Lorita Helena Campanholo
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Márcia de
Resume: Este trabalho tem como tema a Extensão Universitária, olhares, perspectivas e possibilidades no curso de Pedagogia da UFFS - Campus Chapecó (SC). O estudo decorre de indagações, de vivências e de práticas de inserção interna e externa que perpassaram os compromissos acadêmicos implementados pelo curso na primeira década de existência deste e da universidade. Como objetivo geral, desejamos dialogar acerca da circularidade/materialidade da extensão universitária no curso de Pedagogia em sua primeira década na UFFS, 2010-2019, com o intuito de darmos destaque às perspectivas formativas que dela derivam. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, com suporte bibliográfico, cujas fontes foram os PPCs do curso (2010) e (2019); os catálogos e os sistemas de registro da extensão institucional, seus projetos e seus relatórios descritivos. Como resultado deste estudo, destacamos que a extensão universitária no curso revela potencialidades e fragilidades, típicas de uma universidade em construção. Suas propostas e execuções decorrem de ações individuais, de pequenos grupos, ora articuladas a componentes curriculares, ora não; atendem a demandas pontuais da comunidade interna e externa; ancora-se em desafios, necessidades, demandas do curso, da instituição, de escolas, de redes, dentre outras. O movimento formativo decorrente da extensão revela olhares, perspectivas e possibilidades, assinaladas no documento de (re)visão do PPC do curso, pelas demandas da curricularização expressa na Política Nacional de Extensão, na interface com pesquisadores da área, apresentando a extensão universitária como via de mão dupla que se fortalece na interlocução com a comunidade interna e externa, dadas as sensibilidades que são constantemente demandadas.
Resumen : This research has as theme the university extension, glances, perspectives and possibilities in the Course of Pedagogy, from the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), located on Chapecó campus, state of Santa Catarina. The study comes from indagations, experiences and practices of external and internal insertion that pervade the academic commitments implemented by the course in the first decade of its existence as well as the university. As general objective, we want to dialogue about the circularity/materiality of the university extension in the course of Pedagogy in its first decade in the UFFS, 2010-2019, in order to highlight the formative perspectives derived from them. Methodologically, this is a documental research, with bibliographic support, whose sources were the Curricular Pedagogical Project, versions 2010 and 2019, the catalogs and register system of the institutional extension, its projects and its descriptive reports. As result of this study, we highlight that the university extension in the course reveals potentialities, weakenesses, typical of a university under construction. Its proposals and executions come from individual actions, from small groups, sometimes articulated to curricular components, sometimes not; they meet specific demands of the external and internal community, they are based on challenges, necessities, demands of the course, of the institution, of schools, educational networks, among others. The formative movement due to the extension reveals glances, perspectives and possibilities, marked in the document of (re)view of the Curricular Pedagogical Project of the course, by the demands of the curricularization expressed in the National Policy on Extension, in the interface with the researchers of the area, showing the university extension as two-way street that strenghtens in the interlocution with the external and internal community, considering the sensivities that are constantly demanded.
Palabras clave : Extensão universitária
Pedagogia
Ensino e aprendizagem
Educação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5032
Fecha de publicación : 4-dic-2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHEPANIAK.pdf894,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.